Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conheça os debatedores do III SINPRED

 

  • Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 14h37

Para se inscrever no III Seminário Internacional de Preservação Digital - SINPRED, acesse:

http://evento.ibict.br/

 

Debatedores

 

Miguel Ángel Márdero Arellano

Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (2008). Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Senior é coordenador da Rede Brasileira de Preservação Digital Serviços CARINIANA. Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na preservação digital, em particular nas seguintes áreas: sistemas eletrônicos de gestão da informação, publicações científicas eletrônicas, Open Journal Systems OJS, Dataverse, ICA-AtoM, Archivematica, repositórios digitais confiáveis, sistemas preservação distribuídos, LOCKSS e bibliotecas digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782174T7

 

Marcos Galindo

Marcos Galindo (Garanhuns 1962) é graduado em Biblioteconomia (1984), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutor em História pelo Departamento de Línguas e Cultura da América Latina da Leiden University Países Baixos (2004). É Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Coordenador científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento - Liber onde desenvolve os projetos Rede Memorial de Pernambuco e Preservação da memória digital: um panorama brasileiro. Áreas de Interesse: Teoria da Informação, Memória e Uso de tecnologia em sistemas memoriais. Atualmente é Coordenador de Memória Digital da Pró-Reitoria de Comunicação da UFPE.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780167T3

 

Vinicius Martins Pontes

Atuando na BNDigital desde 2005, coordenou em 2006 a equipe de levantamento, tratamento técnico e digitalização de 10 mil fotografias da coleção do imperador Pedro II. Desde 2007, como coordenador de projetos da BNDigital, passou a gerenciar projetos colaborativos com outras instituições  nas áreas de formulação de parcerias, identificação de acervos que pudessem complementar a coleção digital da  BNGigital, digitalização e gestão de portais.

Entre os projetos e programas inseridos neste contexto estão a Rede da Memória Virtual Brasileira, a Hemeroteca Digital Brasileira, a Biblioteca Digital Luso - Brasileira e a Brasiliana Fotográfica.

 

Virginia Bentes

Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de lInformation et de la Communication - Université Stendhal-Grenoble - França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Lider do Grupo sobre Representação da Informação certificado pelo UFC Pós-Doutorado em Filosofia Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire danalyse cognitive de linformation (LANCI). Université du Quebec à Montreal-Dept. (2006). Estágio Pós - Doutoral no Instituto de Linguística Aplicada (IULA) da Universidad Pompeu Fabra - Barcelona e Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano - Universidad de Deusto-Pais Basco (2013). Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará - UFC e Ex-Coordenadora do DINTER/UNESP/UFC. Ex-Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação - UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora - CNPq. Especialização em Informação Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola - CENAGRI (1982). Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) - UFC. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará, conjuntamente com a Professora Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER - CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Estado do Ceará, conjuntamente com a Professora Juliana Buse, elaborou o Projeto do Portal de Periódicos Científicos da UFC. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas. Vice-coordenadora do PPGCI-UFC.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780251P8

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página