Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IV Reunião Técnica da Rede Brasileira de Repositórios Dataverse

  • Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 11h20
 
                        
 
No dia 25 de agosto de 2017 realizou-se no auditório do Ibict em Brasília a 4ª Reunião Técnica da Rede Brasileira de Repositórios Dataverse. A equipe da Coordenação da Cariniana convidou os representantes das instituições parceiras da Rede com interesse em participar da estruturação do serviço de preservação de dados científicos, os quais assistiram à apresentação das orientações básicas para uso do Dataverse. Na reunião foi discutido o desenvolvimento da política de gestão de dados de pesquisa que sustentará às atividades dos colaboradores e das instituições usuárias do sistema.

Estiveram presentes na reunião 28 representantes de nove instituições parceiras, entre eles participaram os usuários de cinco dataverses em uso na Rede.

O repositório Dataverse desenvolvido pela Universidade de Harvard apresenta um conjunto de funções para curadoria de dados científicos, incluindo na sua estrutura e integração com outros repositórios e sistemas de preservação digital, tais como, DSpace, OJS, Archivematica e LOCKSS. A equipe do Ibict já faz uso do repositório desde 2015 e este ano traduziu a nova versão do Dataverse facilitando a migração para uma versão em português. Foi divulgada também a instalação da versão demo do repositório para uso público do sistema no site da Cariniana: https://demodataverse.ibict.br/

Com a demanda de uso do sistema por projetos de pesquisa institucionais, a Rede Cariniana sugeriu a criação da Rede Brasileira de Repositórios Dataverse, a qual terá um Comitê Técnico Científico para auxiliar na tomada de decisões e na sua regulamentação.

O Ibict participa da comunidade de instituições usuárias do Dataverse coordenado pela Universidade de Harvard, a qual dá suporte à implementação de repositórios de dados de pesquisa como forma padronizada para sua curadoria e disseminação.

Visite o Repositório Dataverse da Cariniana
http://repositoriopesquisas.ibict.br
registrado em:
Fim do conteúdo da página