Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O Arquivamento de Estudos e Dados de Pesquisas na Cariniana

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 10h44

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lançará, por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Rede Cariniana, nos próximos meses, um sistema de informação de dados sobre produção científica desenvolvida por pesquisadores brasileiros. O espaço armazenará e distribuirá, de modo seguro, estudos e pesquisas relevantes para o desenvolvimento intelectual do Brasil.

Nesta quarta-feira (18), na sede do instituto, reuniram-se a diretora do IBICT, Cecilia Leite, o coordenador da Rede Cariniana, Miguel Márdero Arellano, e a consultora do IBICT Patrícia Novo, com os primeiros pesquisadores que farão parte desse acervo: Emir Suaiden e Pedro Demo. A ocasião marcou o início da formalização das atividades relacionadas à produção desse espaço virtual que abrigará importante parte da história e do legado dos pesquisadores brasileiros. Em novembro, será formalizado o documento que receberá a assinatura dos dois pesquisadores. A ideia inicial dessa ação é fazer com que o IBICT arquive os estudos e pesquisas de diversos pesquisadores e de diferentes áreas, como por exemplo ciência da informação (Emir Suaiden) e teorias e práticas educacionais (Pedro Demo).

 

A iniciativa é apoiada pelo Projeto Dataverse do Institute for Quantitative Social Science da Universidade de Harvard do qual a Rede Cariniana participa ativamente, contribuindo na tradução para o português do software para repositórios de dados de pesquisa. A comunidade Dataverse internacional é um espaço de compartilhamento de experiências e práticas sobre a gestão e arquivamento de estudos e pesquisa de todas as áreas do conhecimento. Esse compartilhamento possibilita a reutilização de dados, confirmando que o sucesso de um projeto de pesquisa não pode ser mesurado apenas pelas publicações que ele produz, mas também pelos dados que coloca a disposição da sociedade em geral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página