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Chamada de trabalhos IFLAWLIC2018

 

  • Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 10h47

     

Seção de Preservação e Conservação e Seção de Tecnologia da Informação

Tema: Planejamento da preservação digital: A longo prazo

      É necessário compreender melhor o compromisso a longo prazo e a proteção digital de recursos das coleções de bibliotecas. O desenvolvimento de coleções digitais é frequentemente focado na necessidade atual e não na preservação a longo prazo. A disponibilidade de hardware relativamente acessível e software efetivo para gerenciamento e digitalização de coleções incentivou o desenvolvimento de coleções digitais para atingir dois objetivos: facilitar a transição do conteúdo do formato impresso e cuidar melhor do conteúdo nascido digital. A experiência neste processo precisa ser estendida para cobrir os custos e metodologias para a preservação a longo prazo do conteúdo, que é importante em um contexto de histórico, pesquisa e patrimônio cultural.

      Existem inúmeras questões, incluindo: por onde começar e quem tem a responsabilidade principal pelos compromissos com a preservação a longo prazo? Quão bem estão os materiais de herança natos-digitais capturados pela legislação nacional de depósito? O que deve ser incluído em uma estratégia ótima? Quais são as experiências na definição de critérios de preservação digital? Como planejamos a preservação da coleção a longo prazo em todos os limites da reorganização, mudanças de financiamento e obsolescência tecnológica?
O planejamento para a preservação digital requer uma compreensão dos investimentos iniciais (em dinheiro e em material). Como as pequenas organizações podem realizar fluxos de trabalho de preservação digital ou criar sistemas viáveis? Quais são as experiências e as melhores práticas a este respeito? É possível definir diretrizes e procedimentos básicos para os recém-chegados na preservação digital? As tecnologias existentes de código aberto são suficientes para esse objetivo?
Nesta sessão aberta, estamos solicitando trabalhos que mostrem pesquisas e utilizem exemplos do mundo real para abordar as complexidades da preservação digital para compartilhar experiências e melhores práticas em relação, entre outros, aos seguintes tópicos: 

         • Experiências com investimentos iniciais em preservação digital, cálculos de custos e projeções
         • Definição de aspectos críticos na preservação digital que devem ser considerados durante o planejamento do processo
         • Melhores práticas em política de preservação digital e desenvolvimento de estratégias
         • Experiências com as regulamentações nacionais relativas ao depósito digital ou aos acordos de direitos autorais para implementação de preservação digital
         • Metodologias de preservação através do compartilhamento de coleta distribuído (por exemplo, LOCKSS, Europeana, redes nacionais e soluções em nuvem)
         • Melhores práticas para a seleção de objetos e sua conservação antes da digitalização, padrões emergentes para a qualidade do processo de digitalização e aspectos-chave da preservação a longo prazo de objetos digitais
         • Melhores práticas no desenvolvimento nacional ou regional de redes de preservação digital
         • Ferramentas, técnicas e comunidades de código aberto em torno da preservação digital

           

          Diretrizes de submissão

      A proposta para a sessão aberta deve ser enviada até 2 de fevereiro de 2018 e deve incluir claramente:
          • Título da apresentação proposta,
          • Resumo do trabalho proposto, não mais de 500 palavras, em inglês,
          • Curriculum vitae do (s) autor (es),
          • Detalhes de contato e afiliação (s) profissional (es).

          A seleção de trabalhos é baseada no resumo, e os apresentadores serão notificados se tiveram sucesso até 2 de março de 2018.
         Os resumos serão analisados ​​pelos membros do Comitê de Programa da Seção de Conservação e Conservação e Seção de Tecnologia da Informação.
         1. O documento completo está previsto para 1 de junho de 2018 e deve ser uma apresentação original não apresentada ou publicada em outro lugar.
         2. Os resumos e os artigos completos devem ser enviados como um arquivo do MS Word por e-mail. O fax ou postagem deve ser usado apenas como último recurso.
         3. Os papéis não deveter mais de 3000-6000 palavras, espaçadas individualmente em Times New Roman 12.
         4. O (s) autor (es) devem incluir seus detalhes de contato completo e notas biográficas breves.
         5. Os trabalhos finais devem ser escritos em qualquer das línguas oficiais da IFLA, embora o resumo deve estar em inglês.
         6. A linha de assunto de todas as submissões deve ser "IFLA_PCIT_" seguido do seu sobrenome. Por exemplo, "IFLA_PCIT_Last-name".
 
        Datas importantes:

        • 2 de fevereiro de 2018 - Todas as propostas devem ser recebidas;
        • 2 de março de 2018 - Os candidatos aprovados serão notificados;
        • 1 de junho de 2018 - Obtém o formulário completo de autorização de autor e papel.
 
        Envie seu resumo para: 
        Sr. Ngozi Ukachi, e-mail: ukachingozi2001@gmail.com;
        Alenka Kavcic Colic, e-mail: alenka.kavcic@nuk.uni-lj.si.

        

       Apresentação na Conferência

      Um máximo de 15 minutos será permitido para a apresentação de cada documento durante a sessão conjunta; O artigo escrito completo não deve ser lido. É altamente recomendável que a apresentação seja suportada por um elemento visual, como um pequeno video clip ou PowerPoint, Prezi ou outro software de apresentação.

        Observe

      Pelo menos um dos autores do papel deve estar presente para entregar um resumo do documento durante o programa na Malásia. Os resumos só devem ser apresentados com o entendimento de que as despesas de participação na conferência serão da responsabilidade do (s) autor (es) / apresentador (es) dos documentos aceitos.
Todos os trabalhos apresentados no WLIC 2018 serão disponibilizados on-line através da Biblioteca IFLA sob a licença Creative Commons Attribution 4.0.
Autores de documentos aceitos devem preencher o Formulário de Permissão dos Autores da IFLA.
Todas as despesas, incluindo inscrição para a conferência, viagens, alojamento etc., são de responsabilidade dos autores / apresentadores. Nenhum suporte financeiro pode ser fornecido pela IFLA, mas uma carta de convite especial pode ser emitida aos autores.
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