Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Anunciada a parceria SciELO-Cariniana

  • Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 10h36

A semana SciELO 20 Anos (24 a 28 de setembro) esta sendo celebrada na cidade de São Paulo e compreende dois eventos principais, a Reunião da Rede SciELO, e a Conferência SciELO 20 Anos, entre 26 e 28 de setembro. 

Durante Reunião da Rede SciELO foi analisado o estado atual dos periódicos e da rede e seu alinhamento com as boas práticas de comunicação da ciência aberta. A reunião contou com a participação de representantes dos 16 países que formam a rede, reafirmando a necessidade do desenvolvimento e fortalecimento das infraestruturas e capacidades de comunicação científica de uma ampla rede de instituições.

No dia 25, o coordenador da rede Cariniana do Ibict apresentou a palestra sobre a preservação digital de periódicos eletrônicos, expondo o estado da arte da área, ressaltando a importância da política e do plano de preservação nas instituições que participam de uma rede distribuída. Foram anunciados os primeiros passos da parceria entre a SciELO e a Rede Cariniana, que tem como objetivo contribuir no arquivamento seguro dos conteúdos das coleções da SciELO e propor um marco legal para garantir os direitos de sua preservação e acesso perpetuo.

Seguindo as diretrizes de iniciativas internacionais como as do ISSN, DOAJ, The Keepers Registry e da LOCKSS Alliance, o compromisso da parceria está focado no cumprimento dos requisitos funcionais que permitam a preservação em uma agencia de arquivamento certificada (ISO16363), que sinaliza sua eficiência na preservação de periódicos eletrônicos.

Após a Semana SciELO 20 Anos, as equipes do Ibict e da SciELO analisarão a documentação necessária e as ideias produzidas na Reunião da Rede resultado das recomendações sobre políticas, metodologias e tecnologias em prol de uma comunicação científica global e inclusiva e, especificamente, para o aperfeiçoamento dos periódicos e do Programa SciELO.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página