Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos do Programa de Formação em Preservação Digital

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 15h53

Com o objetivo de capacitar profissionais da informação e técnicos da computação das instituições parceiras da Cariniana, o Programa de Formação em Preservação Digital da Rede Cariniana do Ibict vem consolidando os cursos e módulos de temas da área, oferecendo conteúdos necessários para que os profissionais da informação possam apoiar e gerenciar sistemas de preservação necessários nas suas instituições. Conhecimento sobre digitalização, elaboração de políticas, planos de preservação, práticas de repositórios arquivísticos e de gestão de dados, entre outros, são discutidos nas aulas presenciais, apresentando os principais padrões de preservação, arquivamento e armazenamento junto com as melhores práticas para garantir que os acervos digitais permaneçam acessíveis e compreensíveis a longo prazo.

Entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, aconteceu na Escola Superior de Rede da RNP o curso "Práticas no uso do AtoM e Archivematica", oferecido pelo IBICT e pela empresa META. O curso teve como objetivos introduzir os alunos no uso dessas ferramentas, abordando os processos de preservação digital, e contribuir para a formação básica referente à descrição e organização de acervos arquivísticos digitais. Os alunos foram capacitados a criar e dar acesso a pacotes de acervos arquivísticos digitais. Assuntos como planos de preservação, pacotes de dados, trilhas de auditoria, pontos de acesso, normas de descrição, entre outros assuntos, foram discutidos em sala. As aulas foram ministradas pelos professores Tatiana Canelhas e Sergio Diniz.

Os mesmos professores, junto com o o Doutor José Carlos Grácio da UNESP e a Doutora Sonia Boeres da UnB, repassaram seus conhecimentos sobre políticas de preservação digital e das competências necessárias para a concepção e planejamento dessas atividades às equipes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no dia 13 e 14 de novembro na sede dessa instituição.

O Programa de Formação em Preservação Digital planeja a oferta de mais de 10 módulos para o a no de 2019, apresentando às instituições parceiras da rede Cariniana, em nível conceitual e prático, todos os processos relacionados com o ciclo de vida da preservação digital, tendo em vista o estado da infraestrutura disponível nas organizações e as possibilidade de utilização de recursos pelos seus profissionais.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página