Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A COLABORAÇÃO E A PRESERVAÇÃO DIGITAL

  • Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 10h36

 

A rede Cariniana do IBICT não é apenas uma infraestrutura descentralizada de recursos de computação distribuída, que garante o acesso permanente e o armazenamento monitorado dos documentos digitais em um ambiente padronizado e de segurança. No seu programa de ações sustentáveis de preservação digital são elementos indispensáveis as parcerias para a promoção efetiva das pesquisas e das práticas de preservação dos acervos digitais da Ciência e Tecnologia no Brasil.

 

Desde 2012 as ações do projeto da Rede colaboram na tomada de decisões de equipes de profissionais das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia que envolvem o ciclo de vida de acervos digitais em instituições preocupadas com suas responsabilidades de custódia a coleções digitais de valor permanente.

 

Assumida a responsabilidade de trabalhar cooperativamente com instituições parceiras e com iniciativas internacionais consorciadas, os representantes da Cariniana vêm participando de treinamentos, reuniões, encontros compartilhando experiências, publicando artigos, livros e elaborando manuais e guias que facilitam o entendimento dos procedimentos técnicos e gerenciais ligado às soluções tecnológicas de preservação digital de código aberto.

 

Já é de conhecimento de todos os colaboradores e representantes da Rede o contexto da gestão da política e do plano de preservação digital nas instituições, que está centrado no cumprimento dos requisitos funcionais que permitam a preservação e a custodia real de seus acervos digitais. A formalização e aceitação de esses documentos continuam dependendo do grau de comprometimento que as instituições têm de garantir que seus acervos digitais continuem disponíveis ao longo do tempo.

 

No passado mês de maio, teve na Universidade Federal de Goiás o VI Encontro da Rede, uma oportunidade para todos seus colaboradores e representantes de discutir procedimentos legais, aspectos técnicos e apresentar projetos de pesquisa e de serviços dentro e fora da Rede. A assistência técnica necessária à implantação e o funcionamento dos sistemas de preservação digital recomendados pelos pesquisadores da Cariniana e a promoção do treinamento dos profissionais indicados pelas instituições participantes foram reiteradas pela Coordenação no IBICT, no cumprimento do seu Regimento Interno, publicado em Portaria no dia 15 de abril deste ano pela diretora do IBICT, doutora Cecília Leite.

 

Este ano não tem sido como qualquer outro para a Cariniana. Além do VI Encontro da Rede no primeiro semestre deste ano, seus colaboradores estão tendo outras oportunidades de compartilhamento de conhecimentos participando de eventos nacionais e internacionais da área. Excepcionalmente, neste mês de Setembro colaboradores da Cariniana participarão de quatro eventos no país promovidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos, pela Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas, pelo Centro da Memória da Eletricidade e pelo Arquivo Nacional e a Fundação Getulio Vargas; em Outubro será a vez do Supremo Tribunal de Justiça  e da GDIonline e em novembro será na Fundação Casa Rui Barbosa.

 

Além do inicio de serviços de preservação de teses e dissertações e de apoio à Auditoria de Repositórios, novas parcerias nacionais e internacionais estão sendo oficializadas. Também, os colaboradores do grupo de pesquisa agora contam com espaços de comunicação novos no Whatsapp e no Slack; novos treinamentos presenciais de plataformas como DataverseArchivematica  e de temas como metadados, políticas e preservação de repositórios digitais estão sendo programados.

 

Com isto, mesmo sendo uma comunidade com sete anos de vida, não totalmente homogênea, mas composta por pessoas que concordam entre si a respeito de questões que envolvem a preservação digital, ela procura dar um enfoque central às pessoas que contribuem na construção de uma rede nacional, com dinâmica interna transparente, na qual as relações estabelecidas refletem ideias e valores que podem servir para outras redes de serviços de informação.

A Coordenação da Rede Cariniana do IBICT

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página