Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital

Rede Cariniana

Publicado: Sexta, 02 de Maio de 2014, 16h02 | Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2016, 12h33

Desde 2002, o IBICT vem citando a preservação digital como um dos temas mais importantes da sua missão. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS* da Stanford University. A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte, habilita-se a preservar também o conteúdo de publicações internacionais de grandes instituições participantes da Iniciativa LOCKSS.

Neste ano, a equipe do IBICT iniciou atividades de capacitação via Internet, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS.

A implantação do LOCKSS passou pelo primeiro teste de instalação em rede. Foram convidadas a participar dessa etapa cinco instituições de ensino superior brasileiras (USP, UNICAMP, UFPB, UFSM e UEMA). Após receberem as definições do projeto, os representantes técnicos nomeados instalaram o software LOCKSS em servidores locais e criaram a lista de 16 títulos de periódicos eletrônicos usados no primeiro envio de conteúdo para todas as caixas.

Com o resultado positivo da primeira coleta e preservação dos dados de todas as edições desses periódicos, o primeiro semestre de 2013 foi dedicado a reuniões técnicas com todas as equipes brasileiras e da Stanford University. Tais reuniões servirão para estabelecer oficialmente, por meio de acordos de cooperação técnica, a política de funcionamento da Rede de Preservação Digital. Essa política incluirá, como parte da segunda etapa de implantação, ainda em 2013, os conteúdos de todos os periódicos brasileiros na plataforma OJS/SEER cadastrados no IBICT, dos livros eletrônicos do Portal do Livro Aberto e das Teses e Dissertações da BDTD.

----

*”Lots Of Copies Keep Stuff Safe” é um programa da Universidade de Stanford, EUA, que fornece software livres de preservação digital premiados e de baixo custo para  bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a esses acervos.

Sobre

A Rede Cariniana surgiu da necessidade de se criar no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo.

O projeto de implantação da Rede foi elaborado baseando-se em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Uma rede de preservação digital distribuída precisa da participação das instituições detentoras desses documentos e de sua infraestrutura, em um ambiente padronizado e de segurança que garanta o acesso permanente e o armazenamento monitorado dos documentos digitais. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS¹ da Stanford University.

A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte irá habilitar a preservação do conteúdo de publicações em redes internacionais de instituições participantes da Iniciativa LOCKSS. Inicialmente as atividades foram desenvolvidas em parceria com seis universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática. A Rede estruturou inicialmente o serviço de armazenamento dos periódicos eletrônicos das instituições parceiras do projeto, que utilizam a plataforma OJS/SEER².

O serviço foi estendido a instituições com publicações de acesso livre, foram incluídos cerca de 1000 títulos de periódicos. A etapa seguinte tem o objetivo de ampliar os serviços da Rede, incluindo a preservação de publicações eletrônicas no software DSpace³, tais como livros, teses e dissertações em formato eletrônico. As atividades estão sendo orientadas à formação de recursos humanos e a facilitar a automatização dos processos de identificação, digitalização, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais.

O desenvolvimento de uma rede de serviços de preservação digital promove o compartilhamento de estudos e pesquisas, além da integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada.

 

  Brazilian Network of Digital Preservation Services

Cariniana Network resulted from the need to create a digital preservation service of Brazilian electronic documents to ensure the continuous access to these documents throughout time. The creation of the project was based on the Idea that, the more copies of a document are stored in different places, the safer they Will be. Therefore, a decentralized storage structure was used, through distributed computer resources, with the participation of institutions that have electronic documents.

Initially, the activities were carried out jointly with seven Brazilian universities. In the first phase, the network is responsible for the insertion and storage of electronic journals on the LOCKSS platform of the partner institutions that have free access publications. Moreover, it Will develop a service network that Will allow the free membership of institutions interested in participating in the network and the integration of the content of the digital institutional memory in a connected and unified way.

Also, the network offers digital preservation services to those institutions that have free access publications as well as mechanisms in order to facilitate the automation of processes of identification, storage, validation and conversion of the content into new digital formats.

In less than three years since it was created, the network already hás around one thousand journals preserved, including the ones registered in the Electronic System of Journal Editing (SEER). The next phase Will be to organize the preservation network of books, theses and dissertations available on DSpace.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página