Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Rede de Pesquisa Dríade 2016

  • Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 18h01

 A Rede Cariniana está iniciando suas atividades de pesquisa de 2016 com a colaboração dos participantes da Rede de Pesquisa Dríade, grupo ligado à Cariniana, que promove o compartilhamento de estudos e práticas, além da integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada.

Registrado como Grupo de Pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital" no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, a Rede Dríade está formada por 9 linhas e conta com mais de 90 participantes, entre pesquisadores, estudantes e professores do Brasil e do Exterior.

Alguns colaboradores da Rede Cariniana, participantes dos grupos/linhas da Rede Dríade, já contribuem nos produtos oferecidos pela Rede na área de preservação digital, tais como, o dicionário online, o guia de fontes de informação e o mapeamento de acervos digitais preserváveis.

Todos os grupos/linhas de pesquisa estão relacionados à preservação digital, com participação de profissionais e acadêmicos que possuem algum tipo de projeto sobre preservação. Alguns membros já começaram a usar o repositório de dados de pesquisa Dataverse do Ibict.

A ênfase maior neste ano será o trabalho coletivo que possa dar como resultado projetos de pesquisa novos de cada linha de pesquisa. Os lideres de cada linha estão identificando os temas e as interfaces em comum sem deixar de apoiar os projetos individuais.

Os novos líderes são:

 

Os espaços de comunicação passam a ser as listas de discussão divididas por linha que o Ibict já disponibilizou para os colaboradores da rede:

Os endereços destas listas são:

patrimonio-pd@listas.ibict.br

curadoria-pd@listas.ibict.br

solucoes-pd@listas.ibict.br

politicas-pd@listas.ibict.br

periodicos-pd@listas.ibict.br

competencias-pd@listas.ibict.br

digitalizacao-pd@listas.ibict.br

memoria-pd@listas.ibict.br

teoria-pd@listas.ibict.br

Também, a RNP disponibilizou uma sala virtual para reuniões onde poderemos nos encontrar para discutirmos ações de cada linha de pesquisa. Nesse ambiente, todos os interessados poderão participar do Ciclo de Debates que iniciaremos já na semana que vem com uma introdução aos trabalhos de pesquisa da Rede Cariniana.

Para participar dos Grupos de Pesquisa, cadastre-se no Fórum da rede de Pesquisa DRÍADE, no link disposto no Portal da Cariniana.

 A Rede Dríade já está também no Facebook e no Linkedin!

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página