Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A Cariniana endossa a Declaração do projeto The Keepers Extra

  • Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 08h40

 Trabalhando Juntos para Garantir o Futuro do Registro Acadêmico Digital

 

O EDINA e o Centro Internacional ISSN têm o orgulho de anunciar a publicação do Trabalhando Juntos para Garantir o Futuro do Registro Acadêmico Digital. Esta declaração aborda as ações necessárias para enfrentar os desafios com relação às mudanças que vêm sendo feitas com relação à garantia em longo prazo de preservação e acesso aos registros digitais e científicos acadêmicos.

http://thekeepers.blogs.edina.ac.uk/keepers-extra/ensuringthefuture/ 

 

Trabalhando Juntos para Garantir o Futuro do Registro Acadêmico Digital se direciona aos editores, às bibliotecas especializadas e às bibliotecas nacionais e estabelece uma série de atividades recomendadas que eles podem empreender para apoiar iniciativas de arquivamento e preservação. Representa um consenso dos especialistas em preservação, arquivistas, bibliotecários e tecnólogos que participaram de um Workshop do qual foram convidados como parte do projeto The Keepers Extra em Paris, nos dias 6 e 7 de junho de 2016.

 

O projeto The Keepers Extra (2014/2016) é uma contribuição do JISC, desenhado para dar apoio e realce às atividades das comunidades que trabalham junto com o The Keepers Registry, um serviço do JISC no EDINA. O The Keepers Registry disponibiliza gratuitamente um meio para a recuperação de periódicos eletrônicos que têm sido arquivados e que participam das agências de arquivamento ‘The Keeper’, o que também ajudará a reconhecer aqueles periódicos eletrônicos que ainda não estão sendo arquivados no Registro.

 

A rede The Keepers é uma comunidade de profissionais que contribuem para o registro daquelas publicações que já adotaram alguma estratégia de preservação digital. Eles estão comprometidos a atuar como guardiões do conteúdo digital e trabalharão para apoiar e incentivar as ações identificadas nesta declaração.

 

A rede The Keepers convida outras pessoas para dar apoio a esta chamada à ação. Se você ou sua organização deseja endossar esta declaração, por favor escreva para edina@ed.ac.uk.

registrado em:
Fim do conteúdo da página