Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições esgotadas para o Curso de Práticas de Preservação Digital

  • Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 10h52

 

Público-alvo: bibliotecários, arquivistas, museólogos, pesquisadores e estudantes

Local: UNESP - Instituto de Artes, São Paulo - SP

Data: 21 a 25 de maio de 2018

Duração: 40 horas (de 8h30 a 12h30 de 13h30 a 17h30)

Custo: R$500,00 por aluno

Inscrições: Esgotadas

Contato: cariniana@ibict.br

 

Descrição:

Curso a ser desenvolvido em Brasília, DF para público interessado em obter conhecimentos sobre as atividades relacionadas com o ciclo de vida da Preservação Digital (PD). A questão da formação de profissionais que possam responder aos problemas da perda de informações e acervos científicos e culturais precisa ser abordada pelas instituições responsáveis por esses acervos. No contexto do aumento significativo da produção de informações em formatos digitais, o Brasil com base na iniciativa da Rede de Serviços de Preservação Digital do IBICT propõe a oferta de cursos que possam contribuir para a formação referente à pesquisa e aplicação dos processos de preservação de longo prazo. O conhecimento dos elementos constitutivos dos projetos e políticas de importantes iniciativas permitirá a conceitualização das abordagens adotadas por instituições públicas e privadas comprometidas com a guarda e acesso do patrimônio científico e cultural no país. 

Objetivos:

Pretende levar conhecimentos sobre PD, a identificação de suas principais características, oferecer informações acerca das ferramentas e programas necessários à estrutura de funcionamento das atividades relacionadas com a PD; usar e avaliar as técnicas de preservação digital, instrumentalizando aos participantes para a análise dos serviços disponibilizados nas iniciativas e projetos internacionais na Rede. Elaborar políticas e projetos de preservação digital e estimulando a ação cooperativa entre instituições e desenvolvedores.

Metodologia de ensino:

Aulas expositivas, exposição de conteúdos com uso da internet e exercícios práticos em laboratório de informática.

 

Conteúdo temático:

Módulo 1 – Introdução ao acesso e a preservação digital
Resumo: apresentar os tópicos fundamentais da PD, que nesse curso serão política de PD, digitalização e preservação de documentos com ênfase nos do tipo audiovisuais, e PD de repositórios institucionais. Ministrantes: Todos os professores.

Módulo 2 – Políticas de preservação digital e Direitos Autorais 
Resumo: trazer conceitos e definições básicas sobre política de PD: o que é, para que serve, como elaborar e itens imprescindíveis em políticas de preservação digital. Abordar a questão dos direitos autorais no que se refere à PD no Brasil. Ministrantes: Sonia Boeres, José Carlos Grácio e Laerte Junior.

Módulo 3 – Preservação de repositórios digitais – Integração com Archivematica
Resumo: abordar o que são repositórios digitais, ou seja, bases de dados online que reúnem, organizadamente, a produção científica de uma instituição ou área temática. Também será apresentada a Archivematica como um sistema de PD que automatiza a preparação de objetos digitais, armazena-os e fornece acesso a este material arquivado. Ministrantes: Miguel Angel Márdero Arellano e Tatiana Canelhas Pignataro.

Módulo 4 – Conceitos de Digitalização
Resumo: Abordagem da diversidade dos materiais bidimensionais e audiovisuais e os processos de digitalização envolvidos. Ministrantes: Millard Schisler e Patrícia de Filippi.

Módulo 5 – Preservação de arquivos digitais audiovisuais e bidimensionais
Resumo: Recomendações e planejamento para acervos constituídos por arquivos nativos digitais e os gerados pelos diferentes processos de digitalização, visando a preservação digital a longo prazo. Ministrantes: Millard Schisler e Patrícia de Filippi.

Avaliação: Preenchimento de formulário após a conclusão do curso e gravação de vídeo com comentários.

 

Professores:

registrado em:
Fim do conteúdo da página