Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
PRESERVAÇÃO

Preservação de Documentos Digitais

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2014, 15h16

A Rede CARINIANA contempla ações plausíveis de serem adaptadas pelas instituições brasileiras com acervos digitais preserváveis. 

Os serviços da CARINIANA estão sendo consolidados após pesquisas e análises de tendências em redes de preservação internacionais. Na sua primeira fase, os esforços das equipes técnicas da Rede estão servindo para introduzir no Brasil atividades básicas de arquivamento digital em redes distribuída, seguindo o modelo do Programa LOCKSS, desenvolvido pela Stanford University Libraries.

As publicações periódicas eletrônicas na plataforma SEER/OJS estão sendo o foco inicial, encontrando-se em desenvolvimento a construção da estrutura tecnológica essencial para a preservação de outras tipologias de publicações contidas em repositórios nas plataformas DSpace e Archivematica.

A infraestrutura de arquivamento, validação e verificação de integridade reside na comunicação entre equipes técnicas e acordos de cooperação entre o LOCKSS, o IBICT e oito instituições de ensino superior no Brasil. Além da garantia de segurança e acesso restrito apenas aos responsáveis pelos acervos, a gestão da Rede opera seguindo uma política de funcionamento para cada serviço específico.

Mais informações escreva para:  cariniana@ibict.br

Fim do conteúdo da página