Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Repositório Dataverse

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 13h35

Acesse:                                                                                            Acesse:

Repositório Dataverse                                                                   Dataverse Demo

imagem sem descrição.

 a sexta feira dia 10 de abril foi realizada na sede do Ibict a segunda reunião para definição da solução de repositório digital de dados de projetos de pesquisa a ser implementada na Universidade de Brasília. Participaram da reunião a diretora do Ibict, Cecília Leite, o diretor da Biblioteca Central de Brasília, Emir Suaiden, a diretora da Faculdade de Ciência da Informação, Elmira Simeão, o pesquisador da Faculdade de Tecnologia, Sergio Frontin e representantes do Centro de Informática e da Biblioteca Central da UnB. 

O coordenador da Rede Cariniana, Miguel Arellano apresentou a ferramenta Dataverse, da Harvard University, propondo o planejamento de um projeto para construção de um repositório de dados de pesquisa nessa ferramenta para todas as áreas do projeto Jaiba Solar da Faculdade de Tecnologia.   

A plataforma Dataverse é uma arquitetura de software livre para a publicação, citação, análise e preservação de dados de projetos de pesquisa. Permite um gerenciamento de dados seguro. O Dataverse dá suporte à criação de termos de uso e restrições para limitar o uso e acesso aos dados, além de cópias de segurança. Por ela facilitar a disseminação de dados e seu um compartilhamento efetivo, as equipes de pesquisa podem trabalhar unidas em um espaço para acompanhamento dos processos e das mudanças nos projetos no correr do tempo.

No Dataverse a preservação e acesso a longo prazo está garantida na identificação persistente, protegendo os documentos digitais com mecanismos que preveem a obsolescência dos dados.

Para sua organização e compatibilidade o Dataverse cria um arquivo de dados pessoal seguindo padrões de metadados que maximizam sua compatibilidade e recuperação. Atualmente muitas agências de financiamento exigem que os pesquisadores depositem seus dados em arquivos virtuais de dados como o Dataverse para fins de verificação de dados de projetos.

O projeto da Rede Dataverse está sediado no Institute for Quantitative Social Science (IQSS) da Harvard University. Os primeiros testes com o software foram em 2006 beneficiados pela experiência com o projeto Virtual Data Center (VDS) (1999-2006), uma colaboração da Harvard University e o MIT.

A etapa de análise do projeto da Rede Dataverse em Brasília inclui a fase de testes de uso que darão inicio nesta semana com a participação de técnicos do Ibict e da UnB.

Fim do conteúdo da página