Grupos e Linhas de Pesquisa
A Rede de Pesquisa DRÍADE promove o compartilhamento de estudos e práticas, além da integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada. No Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq a Rede DRÍADE está registrada como Grupo de Pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital" incluindo 09 linhas e cerca de 100 participantes.
Alguns colaboradores da Rede Cariniana participantes dos grupos/linhas da Rede DRÍADE já contribuem nos serviços oferecidos pela Rede na área de preservação digital, tais como, o dicionário online, o guia de fontes de informação e o mapeamento de acervos digitais preserváveis. Convidamos a todos para participar dessas iniciativas de colaboração e pesquisa.
Para saber mais sobre o grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital" no CNPq acesse a página: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3997875180380796
Todos os grupos/linhas de pesquisa estão relacionados a preservação digital, com participação de mais de 90 profissionais e acadêmicos que possuem algum tipo de projeto sobre preservação.
Para participar dos Grupos de Pesquisa, é necessário:
a) Solicitar cadastro para o e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e informar:
1 - Nome completo;
2 - Data de Nascimento;
3 - Telefone para contato;
4 - Nome da instituição que possui vínculo (trabalha/estuda). Poderá ser solicitada uma minuta do projeto;
5 - Especificar o vínculo com a instituição, ex.: servidor, técnico, pesquisador, estudante etc.;
6 - Link de seu Currículo Lattes;
7 - Escolher uma ou duas linhas de seu interesse;
8 - Comunicar o objeto da sua pesquisa, se houver.
b) Dentro dos grupos deverá haver reuniões para discutir os projetos e listar os problemas identificados.
c) Os colaboradores também publicam artigos sobre o tema, identificando o estado da situação atual das pesquisas e seus principais métodos, técnicas, tecnologias e futuros parceiros.
d) Um colaborador poderá ser membro de mais de um grupo/linha após entrar na rede, caso possua outros temas de interesse.
e) Na Rede DRÍADE cada linha de pesquisa deverá possuir um coordenador geral.
_________________________________________________________________________________________________
Descrição dos Grupos/Linhas
Institucionalização da Memória Digital
Aborda a construção de serviços de centros de memória. Acompanha os centros de memória digital que surgem pela necessidade de salvaguardar o patrimônio cultural e científico digital, para garantir o acesso aos registros eletrônicos autênticos para as gerações vindouras. Incentivar a estruturação e implantação institucional de núcleos de memória.
Competências em Preservação Digital
Pesquisa o desenvolvimento de recursos humanos em preservação digital, reunindo informações sobre cursos, instituições, currículos, eventos e referências sobre o tema.
Curadoria Digital
Estuda a curadoria digital como processo de criação e desenvolvimento de repositório de dados para consultas atuais e futuras realizadas por pesquisadores, cientistas, historiadores e estudiosos. Propõe a curadoria digital como uma alternativa para organização de informações relevantes como um filtro em meio ao crescimento exponencial de geração de dados. Analisa as atividade que envolvem a manutenção, a preservação e a agregação de valor a dados de pesquisa durante o seu ciclo de vida (DCC).
Estuda os repositórios de dados. Modelos de arquitetura para centralizar dados primários de centros de pesquisa em âmbito nacional. Analisa ferramentas que suportam o fluxo e a gestão de grande quantidade de dados.
Patrimônio Artístico, Audiovisual e Sonoro
Desenvolve projetos executivos e projetos de pesquisa científica que correlacionam os conceitos de informação, consciência, memória, salvaguarda e acesso aos patrimônios audiovisual, sonoro e artístico constituintes de acervos de instituições públicas e privadas, especialmente no que se refere à conversão digital e à preservação digital destes acervos.
Periódicos Eletrônicos
Grupo interdisciplinar que aborda os conceitos, funções e importância da preservação de periódicos eletrônicos, tomando com principais aspectos seu arquivamento, formatação e gerenciamento a longo prazo.
Políticas, Projetos e Auditorias de Preservação Digital
Aborda políticas de preservação digital em relevância da gestão da informação e do conhecimento.
Soluções Tecnológicas
Aborda pesquisas sobre ferramentas de preservação digital e sua adoção nos diferentes setores produtivos.
Teoria e Pesquisa em Preservação Digital
Aborda a preservação digital da informação técnico-científica, desde a perspectiva da Ciência da Informação, procurando mapear os fundamentos teóricos e metodológicos das principais iniciativas empreendidas até o momento. Pesquisa os esforços que a comunidade da Ciência da Informação vem realizando para introduzir e definir as práticas e princípios arquivísticos que sustentem práticas consolidadas de preservação e acesso a longo prazo a documentos em acervos digitais.
SIGAD e RDC-Arq
Propõe a pesquisa e o desenvolvimento das práticas de arquivamento de objetos digitais confiáveis desde sua digitalização, sua organização e gerenciamento. O SIGAD ( Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos) é a peça fundamental nos processos de digitalização e gestão que devem ser pensados nesse grupo, assim como os softwares de repositórios digitais confiáveis que garantam a cadeia de custódia dos documentos institucionais.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Listas de Discussão das Linhas de Pesquisa
Institucionalização da Memória Digital
Competências em Preservação Digital
Patrimônio Artístico, Audiovisual e Sonoro
Políticas, Projetos e Auditorias de Preservação Digital
Redes Sociais