assinatura ibict

Ibict participa do Dataverse Community Meeting 2022

Entre os dias 14 e 16 de junho, acontece o Dataverse Community Meeting, encontro anual organizado pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard. O evento contará com a presença dos representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Ángel Márdero Arellano, Tatiana Canelhas Pignataro e Tiago Braga.

Ibict participa do Dataverse Community Meeting 2022Ao longo de três dias de apresentações, serão realizados workshops e reuniões de grupos de trabalho, com o objetivo de promover e discutir questões sobre soluções e padrões comportamentais e técnicos para curadoria, compartilhamento e preservação de dados que podem ser descobertos e reutilizados em várias disciplinas para reproduzir e avançar nas pesquisas.

Dataverse Project é um repositório para dados de pesquisa de código aberto para compartilhar, preservar, citar, explorar e analisar dados de pesquisa. Ele facilita a disponibilização de dados para outras pessoas e permite replicar o trabalho de outras pessoas com mais facilidade. Pesquisadores, periódicos, autores de dados, editores, distribuidores de dados e instituições afiliadas recebem crédito acadêmico e visibilidade na web.

O coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict, Miguel Arellano, presidirá duas sessões sobre preservação digital nos dias 15 (às 16h45) e 16 (às 14h15), com palestras de Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI) do Ibict, Tatiana Canelhas, pesquisadora do Ibict, Grant Hurley, da Universidade de Toronto, Jim Myers, do Global Dataverse Community Consortium e Andrew Woods, da Universidade de Harvard, com moderação de Amber Leahey.

Tatiana Canelhas e Tiago Braga vão apresentar o Hipátia, modelo de preservação digital desenvolvido pelo Ibict, que visa implantar os Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, garantindo toda a cadeia de custódia dos objetos digitais arquivísticos. O modelo teve seu início em 2018, como parte do projeto de integração do Diário de Justiça Eletrônico – DJe com o RDC-Arq, uma parceria do TJDFT com o Ibict a partir de um trabalho que previa o repasse de conhecimento e tecnologia para viabilizar a implantação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq no Judiciário local.

Para participar do Dataverse Community Meeting 2022 é necessário realizar uma inscrição prévia neste link. Para saber sobre o projeto Dataverse, clique aqui