assinatura ibict

Parceiros Institucionais

Jardim Botânico de Brasília 

O Jardim Botânico de Brasilia (JBB) foi inaugurado no dia 08 de março de 1985, tendo como objetivo prioritário a conservação in situ de recursos genéticos. A história da implantação do jardim botânico em Brasília tem origem na concepção do Plano Piloto de Lúcio Costa. Vários estudos desde os anos 60 foram realizados, até que se optou por sua localização atual no Lago Sul. 

O JBB é também o gestor de uma Estação Ecológica (EEJBB), conforme Decreto 14.422 de 26/11/1992 e Decreto nº 17.277 de 10/04/1996, que tem  uma área de 4.500 ha. O Jardim Botânico e a Estação Ecológica formam um complexo ecológico bem representativo da vegetação nativa do Bioma Cerrado em suas diferentes fitofisionomias. Este complexo pertence à APA Gama e Cabeça-de-Veado, conjunto de áreas protegidas que preservam importantes afluentes do Lago Paranoá. No Jardim Botânico e na sua Estação Ecológica nasce o córrego Cabeça-de-Veado que tem suas águas  captadas para o abastecimento público do Lago Sul e parte dos condomínios da Região Administrativa do Jardim Botânico.

O JBB tem a missão de desenvolver pesquisa e tecnologia, promover a educação ambiental e o lazer voltado para preservação e conservação do Bioma Cerrado. A infraestrutura disponível possibilita a realização dessa missão. As edificações destinadas à visitação pública existentes no Jardim Botânico estão de acordo com as orientações do Roteiro Metodológico para Manejo da Visitação elaborado pelo IBAMA. Além desta infraestrutura básica o JBB oferece, a seus visitantes, o Jardim de Contemplação, o Jardim de Cheiros, o espaço Oribá (para piqueniques), o Jardim Evolutivo, a Biblioteca da Natureza e a Casa de Permacultura. 

Segundo o plano de trabalho do JBB a participação da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – CARINIANA será de preservar a longo prazo o grande volume de conteúdos digitais produzidos no JBB, dentro de uma iniciativa reconhecida pelo modelo de preservação distribuída, adotado por grandes universidades internacionais promovendo maior segurança do patrimônio documental.

Contatos: Maria de Fátima - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Roberta Chacon - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

________________________________________________________________________________________________________________________________

Lepidus Tecnologia

O Lepidus Tecnologia é um nome originário do Latim, adjetivo de ágil, hábil, flexível, leve e jovial.

Estes são os princípios que norteiam o trabalho da Lepidus Tecnologia. A empresa é especializada no desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação de alta qualidade e sob medida para as necessidades de seus clientes.

A Lepidus prima por garantir a qualidade técnica de suas soluções. Para isto utiliza ferramentas automatizadas de análise, testes automatizados e boas práticas de desenvolvimento. Suas soluções em nuvens contam com sistemas de monitoramento, múltiplas cópias de segurança e apoio de profissionais com anos de experiência na área de administração de sistemas.

Conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, com uma metodologia ágil de trabalho consolidada ao longo de 12 anos. Seu quadro é formado por egressos dos cursos de Ciências da Computação e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestres e doutorando em Engenharia de Automação e Sistemas na área de Sistemas Distribuídos.

Atua com: Aplicações web, soluções em nuvem, sistemas para a comunidade acadêmico-científica e sistemas para associações e eventos.

Como trabalhamos:

A Lepidus Tecnologia atua com a missão de oferecer produtos e serviços de alta qualidade e valor agregado aos seus clientes. Utilizando técnicas e metodologias ágeis, desenvolve soluções adaptadas às necessidades de cada projeto, com alto índice de testes automatizados e análise de qualidade através de métricas padrão de mercado.

Busca sempre satisfazer as necessidades de seus clientes com agilidade e qualidade. Para isso, segue a filosofia expressa no “Manifesto para o desenvolvimento ágil de software“, que pressupõe:

"Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;

Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

Responder a mudanças mais que seguir um plano."

________________________________________________________________________________________________________________________________

Fundação Getulio Vargas

fgv fotoA Fundação Getulio Vargas (FGV) é um centro de ensino de qualidade e excelência que dedica seus esforços ao desenvolvimento intelectual do país. Fundada em dezembro de 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil a partir da preparação de pessoal qualificado para a administração pública e privada do País.

É reconhecida como uma instituição inovadora, comprometida com o desenvolvimento nacional, pela formação de uma elite acadêmica, pela geração de bens públicos nas áreas sociais e afins, garantindo a sua sustentabilidade econômica com a prestação de serviços de qualidade e elevado padrão ético.

Em 2020, a Fundação Getulio Vargas foi eleita o terceiro mais importante think tank do mundo, após subir duas posições no Global Go To Think Tank Index Report da Universidade da Pensilvânia. A instituição concorreu com mais de 11 mil pares, em um processo de votação que reuniu quase 4 mil especialistas dos cinco continentes, entre acadêmicos, empresários e autoridades públicas.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Fundação Biblioteca Nacional

1200px Biblioteca nacional rio janeiroA Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.

Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. Para garantir a manutenção desse imenso conjunto de obras, a BN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.

O acervo da BN cresce constantemente a partir da lei do depósito legal – que assegura o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais –, além de doações e aquisições.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Universidade Federal do Ceará

ufcSediada em Fortaleza, Capital do Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.

A Universidade é composta de sete campi, denominados Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabuçu, todos localizados no município de Fortaleza (sede da UFC), além do Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús e Campus de Russas.

A UFC, que há mais de 65 anos mantém o compromisso de servir à região, sem esquecer o caráter universal de sua produção, chega hoje com praticamente todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Centro Universitário Internacional

uninterO Centro Universitário Internacional (UNINTER) é uma instituição de ensino superior do Grupo Uninter com sede em Curitiba. A instituição oferece cursos superiores de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, além de cursos de extensão.
Em 2021, a UNINTER está com 12 polos ativos no exterior, sendo nove nos EUA, dois na Europa e um na Ásia. No Brasil, está presente em todos os estados da federação (1000 Polos de Apoio Presencial espalhados por mais de 700 cidades), com aproximadamente 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão. Já formou algo em torno de 500 mil alunos.