GRUPO PRESERVAÇÃO DIGITAL EM ARQUIVOS PARA TODOS (PDA+)

Contextualização

A partir de palestra de Tiago Braga (IBICT) ministrada durante o evento RS Solidária, em que fora apresentado modelo para criação de Minuta de Preservação Digital de Coleções em Repositórios Institucionais e Bibliotecas digitais elaborado pela Rede Cariniana (https://cariniana.ibict.br/?page_id=631), surgiu a intenção de elaborar algo similar aplicado aos arquivos.

Foi então criado um grupo de trabalho que realizou algumas reuniões para discutir a respeito. Foi elaborada uma proposta inicial que fora apresentada durante o X Congresso Nacional de Arquivologia que aconteceu em Salvador em 2024. Após proposições dos presentes (cerca de 80 participantes), chegou-se à proposta apresentada.

Estrutura do questionário

O questionário está organizado em xxx questões, divididas em 9 blocos. Os dois primeiros buscam coletar dados para identificação do nível de maturidade (matriz de maturidade) da instituição quanto ao tratamento de seus arquivos. Os blocos seguintes são formados por questões relacionadas diretamente à política de preservação digital. Cada conjunto de perguntas visa coletar informações específicas que podem ser utilizadas para preencher ou adaptar um documento editável que será gerado ao final do questionário.

Salienta-se que o presente diagnóstico está sendo elaborado para instituições que não possuem política de preservação digital ou que possuem, mas pretendem elaborar uma nova política.

Recomenda-se que o profissional responsável pelo preenchimento do formulário tenha conhecimento teórico e/ou prático da área de Arquivologia.

Em caso de dúvidas a respeito do presente formulário, encaminhar email para: xxxxxxxxx Ou fale conosco (ver com ibict se há um canal formal disponível)

 

 

Pesquisa Hipátia

IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Qual é o endereço principal da organização?

Quem é o responsável, em âmbito macro, pela política de preservação digital?

Quem são os responsáveis pela elaboração desta política de preservação digital?

Com relação ao respondente do presente questionário,

1 - A instituição possui comitê de gestão ou governança de dados, informação ou de documentos?es Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (Codearq)?
2 - A instituição possui arquivo institucionalizado em sua estrutura organizacional?
3 - A instituição possui Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (Codearq)?

II BLOCO: FERRAMENTAS E POLÍTICAS DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS (DIGITAIS E NÃO-DIGITAIS)

4 - Em relação às práticas arquivísticas, quais sua instituição adota? Para cada item selecionado, aponte o nível de maturidade variando de 0 a 3.

1 - baixa maturidade - possui, mas não aplica.
2 - média maturidade -  aplica parcialmente
3 - alta maturidade - aplica totalmente

III BLOCO: ESCOPO E APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL

5. A política se aplica a documentos digitais produzidos na:
6. A política se aplica a qual idade dos documentos digitais?
7. Quais gêneros de documentos arquivísticos digitais são objetos da política?
8. Qual o volume de documentos arquivísticos que são objetos desta política?

IV BLOCO: RESPONSABILIDADES

9. Que órgão(s), setor(es) ou departamento(s) é(são) responsável(is) pela preservação digital na instituição?
10. Existe uma equipe ou comissão interdisciplinar dedicada à preservação digital?
11. Se sim, de que áreas são os membros?

V BLOCO: TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA

12. A instituição possui repositório digital
13. A instituição faz uso de sistemas informatizados de negócio?
14. Em que ambiente os sistemas informatizados e/ou repositórios digitais da instituição estão hospedados?
15. A instituição possui SIGAD?
16. A instituição possui Repositórios Digitais Arquivísticos Confiáveis (RDC-Arq)?
17. Que sistemas informatizados de apoio à gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos a instituição tem instalado?
18. A instituição faz uso de padrões de Metadados? sim, se sim, quais?
19. A instituição possui sistemas de segurança da informação?
20. Há a indicação de um responsável pelo acervo caso a instituição atual deixe de exercer sua custódia?

VI BLOCO: PROCEDIMENTOS DE PRESERVAÇÃO

21. Há padronização de formatos de arquivo para preservação?
22. Existe algum plano de migração de formatos de arquivo?
23. Existe uma política de backup?
24. Quais são os principais suportes digitais utilizados na instituição?
25. Existe algum plano de migração de suportes de arquivo?

VII BLOCO: RECURSOS E SUSTENTABILIDADE

26. Possui recursos financeiros para a preservação digital?
27. Possui infraestrutura suficiente para a preservação digital?
28. Possui recursos humanos dedicados à preservação digital?
29. Existe um plano de financiamento (recursos financeiros, infraestrutura e recursos humanos) contínuo de longo prazo para manter a preservação digital independentemente das mudanças organizacionais?

VIII BLOCO: REVISÃO

30. Quem é responsável por revisar e atualizar a política?

IX BLOCO: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

31. A instituição investe em capacitação relacionada à preservação digital?