O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), acaba de firmar um acordo de cooperação com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM-Moçambique).

Ibict firma parceria com Universidade Eduardo Mondlane de MoçambiqueAs instituições assinaram um termo que consiste na adesão da UEM à Rede Cariniana para atividades que envolvem preservação digital, por meio de colaboração científica, tecnológica e cultural, a fim de contribuir para a promoção e o desenvolvimento do talento humano e o fortalecimento da capacidade de ambas as instituições. Além disso, a parceria visa desenvolver pesquisas conjuntas, troca de experiências, documentos e informações e conhecimentos dos resultados de pesquisas,.

A UEM é a instituição de ensino superior mais antiga de Moçambique (1962) e a Escola de Comunicação e Artes tem se consolidado como um centro de reflexão, produção e difusão de conhecimentos teóricos e práticos nos campos da comunicação social, informação e artes, com a proposta de fortalecer pedagógica, científica e academicamente o país nesses campos do saber.

A Rede Cariniana, desenvolvida e mantida pelo Ibict, é um sistema de preservação digital baseado no modelo de rede distribuída, que acompanha e provê subsídios a outros projetos brasileiros que precisam preservar materiais digitais autênticos e certificados por instituições reconhecidas. Além disso, é uma alternativa para organizações que desejam colecionar, armazenar, preservar e oferecer acesso a seus acervos mais importantes em cópias digitais autorizadas no Brasil.

Clique aqui para conhecer outros projetos e iniciativas da Rede Cariniana.