Apresentação
As atividades de preservação digital devem ser observadas na forma como são concebidas e em sua execução, como finalidade ativa dentro da curadoria e gestão de acervos digitais, bem como perfis específicos, de acordo com as necessidades da comunidade usuária e do cenário local. Uma compreensão clara da preservação digital pode possibilitar sua adoção na cultura organizacional com a atividade de gestão e planejamento estratégico. A preservação digital nunca pode ser um problema resolvido. É um trabalho sem fim e fica mais difícil com o tempo, à medida que formatos, software e hardware desaparecem na memória e criadores e curadores enfrentam novos desafios.
A relevância das pesquisas sobre o desenvolvimento da preservação digital se deve ao volume de informações produzidas pela área científica e acadêmica no domínio digital cujos critérios de validação exigem garantias de preservação de longo prazo, incluindo autenticidade e confiabilidade, registros de identificação, em contraste com o volume imensurável de informações, reprodução e compartilhamento em mídias digitais pouco confiáveis e a própria condição de obsolescência tecnológica a que estão sujeitos os objetos digitais e seus serviços de suporte.
A Rede Cariniana, gerida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), tem como objetivo a preservação digital de documentos e informações, atuando com foco em garantir a longevidade e acessibilidade dos acervos digitais
Para garantir a interoperabilidade e eficácia dos projetos, a rede segue normas e padrões internacionais de preservação digital, como as diretrizes do Open Archival Information System (OAIS) , do Digital Preservation Coalition (DPC) e da Internacional Organization for Standardization (ISO).
A Rede Cariniana desenvolve e utiliza tecnologias, como softwares livres de preservação digital (LOCKSS, por exemplo), para manter múltiplas cópias dos acervos em locais geograficamente distintos. Isso previne a perda de dados por conta de falhas técnicas, desastres naturais ou outros riscos. O desenvolvimento ou adequação de ferramentas sempre será realizado se houver concordância entre a Rede Cariniana e o parceiro conforme está descrito no plano de trabalho.
Na busca de incentivar e demonstrar como a preservação digital é de extrema relevância para as instituições, a Rede Cariniana promove seminários, workshops, publicações e discussões abertas para divulgar e compartilhar o conhecimento adquirido nos projetos de preservação digital. Estas são algumas das ações realizadas visando a disseminação do conhecimento e de boas práticas da preservação digital , as quais fazem parte do pilar Rede Cariniana.
Por fim há capacitação e treinamento dos colaboradores para profissionais de instituições parceiras, abordando práticas de preservação digital, gestão de repositórios digitais, e novas tecnologias de acesso e armazenamento de informações. Com o intuito de manter as informações com as diretrizes conforme foram delineadas durante o projeto.
Ciclo de Produção
O Ciclo de Execução de Projetos da Rede Cariniana é uma metodologia estruturada para garantir a preservação digital de conteúdos essenciais, como artigos científicos, dados de pesquisa e outros materiais acadêmicos. Ele envolve etapas fundamentais que vão desde o planejamento e diagnóstico, onde são avaliadas as necessidades da instituição parceira e priorizados os conteúdos, até a implementação de tecnologias robustas, como repositórios digitais e ferramentas de preservação, sempre alinhadas aos padrões internacionais, como o modelo OAIS (Open Archival Information System). Além disso, a Rede Cariniana promove capacitações e workshops para formar equipes técnicas e administrativas aptas a manter a integridade dos acervos digitais.
Após a implementação, o ciclo contempla processos contínuos de monitoramento, atualização tecnológica e geração de backups distribuídos, garantindo que os dados armazenados estejam seguros e acessíveis ao longo do tempo. Com uma abordagem focada na sustentabilidade e na expansão, os projetos são avaliados periodicamente, identificando novas oportunidades de melhoria e ampliação. Dessa forma, o ciclo reflete o compromisso da Rede Cariniana em preservar o patrimônio digital brasileiro com excelência e confiabilidade.
Projetos da Rede - Em Andamento
Acervo Digital de Partituras Brasileiras
Parceria:
Rede Cariniana / IBICT, UNESCO, Wikimedia Brasil
Resumo do projeto:
O objetivo deste projeto é dar acesso aberto e gratuito a edições de 5.000 partituras de compositores brasileiros em domínio público através da web. Os repertórios incluem obras de compositores consagrados selecionadas por comitê curatorial. As metodologias adotadas estão alinhadas com as melhores práticas da web, de forma ampliar a facilidade de localização, o acesso e o resuo , de acordo com os padrões estabelecidos pelo consórcio W#C, Dados Abertos Conectados (LOD- Linked Open Data ) e princípios FAIR.
Período:
2022 a 2025
Estudo das necessidades de preservação de Repositórios e revistas científicas da Universidade Eduardo Mondlane
Parceria:
Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Resumo do projeto:
O projeto pretende identificar as necessidade e desafios enfrentados pela Universidade Eduardo Mondlane em relação à preservação de seus repositórios e revistas científicas. Serão realizadas pesquisas e análises sobre os repositórios e revistas científicas existentes, bem como sobre as práticas e políticas de preservação adotadas pela universidade. O objetivo é avaliar as condições e capacidades da instituição em relação à preservação digital e, a partir daí, propor ações e soluções para garantir a preservação desses importantes recursos de informação científica e acadêmica.
Período:
2023 – 2023
Preservação Musicais do Género Marrabenta em Moçambique
Parceria:
Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Resumo do projeto:
A preservação de partituras musicais do gênero Marrabenta em Moçambique é um projeto que busca documentar e proteger e fazer acessível de forma fácil o patrimônio cultural e musical de Moçambique, especificamente em relação a um dos gêneros mais importantes e influentes que é a Marrabenta, que se originou na década de 1930 e que se espalhou por toda a África Austral. Ainda que este género seja importante e histórico para Moçambique, se observa que tem de alguma forma seu acervo disperso, assim para que não se perca e possa preservar histórica e culturalmente, necessária para as futuras gerações e para o desenvolvimento de pesquisas
Período:
2023 a 2024
Integração Histórica entre Moçambique , GOA e Brasil
Parceria:
Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Resumo do projeto:
O projeto Integração Histórica entre Moçambique, Goa e Brasil é uma iniciativa que busca identificar, documentar e valorizar as conexões históricas, culturais e sociais entre essas três regiões que compartilham laços históricos decorrentes do período colonial português. 0 projeto visa promover uma maior compreensão da história dessas regiões, destacando as suas conexões comuns, bem como diferenças e especificidades culturais e históricas.
Período:
2023 a 2025
Mapeamento de necessidades de Preservação Digital de Acervos Audiovisuais: Televisão de Moçambique e Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual
Parceria:
Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Resumo do projeto:
O projeto busca desenvolver um diagnóstico da situação atual dos acervos audiovisuais, levantando informações sobre o estado de conservação dos materiais, a existência de backups digitais e a infraestrutura tecnológica disponível para a preservação digital desses acervos. A partir dessas informações, o projeto busca desenvolver propostas e recomendações para o aprimoramento da preservação digital dos acervos audiovisuais dessas instituições em Moçambique. A ideia é que o projeto contribua para a preservação do patrimônio audiovisual do país, possibilitando o acesso e difusão desses materiais.
Período:
2023 a 2024
Projetos da Rede - Futuros
Preservação Digital de Objetos Digitais Bi Tridimensionais em Museus
Parceria:
Objetivo do projeto:
Identificação, preservação, implementação de estratégias de preservação, como a criação de políticas de gestão de dados, o planejamento de estratégias de migração de formatos, a adoção de práticas de backup, gestão de metadados, digitalização em Museus. Resultados :Modelo de Gestão Preservação de Material Museológico • Diretrizes aplicadas pelos museus na gestão e preservação de seus acervos digitais.
Período:
2 anos ( 24 meses)
Preservação Digital dos Documentos da Ditadura Militar na Universidade Federal do Ceará
Parceria:
Objetivo do projeto:
Preservação Digital dos Documentos relativos às ações de violência da da Ditadura Militar na Universidade Federal do Ceará Resultados : Um acervo da documentação relativos às ações de violência da da Ditadura Militar na Universidade Federal do Ceará.
Período:
1 ano (12 meses)
Preservação de E-Mails Institucionais
Parceria:
Objetivo do projeto:
Propor uma solução de preservação de e-mails para Instituições Governamentais Federais e ou estaduais. Resultados: Solução para Arquivamento e Preservação dos E-mails institucionais|Desenvolvimento, customização e Implementação de solução de arquivamento de e-mails institucionais
Período:
2 anos ( 24 meses)
Desenvolvimento de Ferramenta de Inteligência Artificial para conversão e Preservação de Dados Científicos Multidisciplinares
Parceria:
Objetivo do projeto:
Desenvolver uma ferramenta avançada de Inteligência Artificial focada em preservação e conversão de dados científicos Resultados: Ferramenta de Inteligência Artificial para Preservação de Dados Científicos
Período:
1 ano (12 meses)
Preservação de Objetos Digitais relacionados aos Povos Indígenas Brasileiros
Parceria:
Objetivo do projeto:
Desenvolvimento do perfil de aplicação para ambientes informacionais digitais que armazenam objetos relacionados aos povos indígenas, auxiliando na preparação de conexão necessária são RDC-Arq ou outras plataformas digitais utilizando o modelo de referência OAIS. Resultados: Modelo de aplicação para armazenamento e preservação de objetos digitais relativos à memória das comunidades indígenas no Brasil
Período:
1 ano (12 meses)
Preservação das Plataformas de Mídia Social
Parceria:
Objetivo do projeto:
Desenvolver uma solução baseada em API (Interface de Programação de Aplicativos)capaz de explorar métodos eficazes de coleta e rmazenamento, levando em consideração a diversidade de conteúdo(texto, imagens, ídeos),os metadados associados ao dados das redes sociais para garantir a contextualização adequada ao longo do tempo. Resultados: Aplicativo Web para a preservação de Mídias Sociais,com função de disponibilizar um serviço web com o resultado das coletas e uma API restful para fácil integração com outros sistemas
Período:
1 ano (12 meses)
Preservação Digital de Periódicos OJS
Parceria:
Objetivo do projeto:
Desenvolver ferramentas Plugins facilitadoras para o processo de preservação digital de periódicos OJS de coleções de periódico sem nuvens. Resultados: Plugins para Preservação Em Nuvem – ferramentas para tornar transparente a recepção do conteúdo a ser preservado.
Período:
2 anos ( 24 meses)
Desenvolvimento de Software para Repositórios Digitais de Preservação
Parceria:
Objetivo do projeto:
Avaliar softwares para repositórios digitais no cumprimento das normas ISO 14721 e ISO 16363, oferecendo uma alternativa nacional, viável para reduzir a dependência de um sistema internacional,promovendo uma abordagem sustentável para a preservação digital. Resultados: Software de Repositório de Preservação Digital Brasileiro
Período:
2 anos ( 24 meses)