Em 2022, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) completou 10 anos de atuação. O evento de comemoração aconteceu em julho e reuniu os principais nomes da Preservação Digital no mundo para discutir aspectos técnicos e organizacionais com as instituições participantes da Rede para acompanhamento e avaliação das atividades realizadas durante a última década e contou com workshops de capacitação profissional e uma ampla retrospectiva do trabalho da Rede, além da apresentação de novos serviços e projetos das instituições parceiras.

Houve ainda uma série de apresentações de novos serviços pelos respectivos responsáveis: a Revista Brasileira de Preservação Digital, o Glossário da Rede Cariniana; o Diretório de Periódicos Científicos preservados na Rede Cariniana; o e-book “Ecossistemas e inovações tecnológicas: da construção às boas práticas”; o e-book “Hipátia: modelo de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis”; a Minuta de Política de Preservação digital de coleções em repositórios e bibliotecas digitais; o Arquivamento web do Ibict; o Programa de Formação em Preservação Digital e o Plano de Gestão de Dados FAIR: proposta de um modelo nacional.

Além disso, o ano foi marcado por diversos eventos nacionais e internacionais, como a série de webinars sobre práticas de curadoria e gestão em repositórios Dataverse em parceria com o Projeto Dataverse do IQSS, da Universidade de Harvard, que aconteceram entre os meses de março e maio, destinados a representantes de cada uma das instituições que já possuíam um repositório Dataverse no país com ênfase nas comunidades bibliotecária e arquivística a fim de discutir algumas das mais importantes questões na gestão de repositórios de dados.

Em março, o coordenador da Rede Cariniana Miguel Arellano, foi um dos palestrantes da conferência de encerramento da Quinzena da Ciência da Informação de Maputo, Moçambique, onde falou sobre Preservação de Documentos Digitais na palestra “Tendências Contemporâneas de Pesquisa e Ensino em Ciência da Informação – Perspectivas Para Moçambique”.

Ainda em março, aconteceu o “I Simpósio Online de e-Science para Sustentabilidade no Nordeste Brasileiro” que contou com a presença de Luana Farias Sales Marques, Miguel Arellano e Washington Segundo, pesquisadores do Ibict. O evento foi promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e teve por objetivo trazer para a comunidade científica discussões acerca de temas que envolvem questões da e-Science e da gestão de dados científicos.

No mês de junho, aconteceu o “Dataverse Community Meeting”, encontro anual organizado pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, que contou com a presença dos representantes do Ibict Miguel Arellano, Tatiana Canelhas Pignataro e Tiago Braga. Ao longo de três dias de apresentações, foram realizados workshops e reuniões de grupos de trabalho, com o objetivo de promover e discutir questões sobre soluções e padrões comportamentais e técnicos para curadoria, compartilhamento e preservação de dados que podem ser descobertos e reutilizados em várias disciplinas para reproduzir e avançar nas pesquisas.

Em outubro, Miguel Arellano participou da segunda edição do “Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Museus”, organizado pelo Museu da Cidade de São Paulo. O objetivo do evento foi contribuir, a partir de encontros anuais, com a produção e a divulgação de conhecimentos sobre o uso da tecnologia no campo museal, sobretudo em relação à gestão de acervos e à virtualização de exposições e espaços.

Também nesse mês aconteceu em Maputo (Moçambique) o “Workshop internacional sobre Preservação Digital”, organizado pela Escola de Comunicação e Artes do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Eduardo Mondlane, com o objetivo de trocar experiências sobre o funcionamento do Ecossistema de Preservação Digital Distribuída da Rede Cariniana, descrever o funcionamento da infraestrutura do Sistema LOCKSS, trocar experiências sobre a preservação digital audiovisual e apresentar softwares de Preservação Digital.

O “Dia Mundial da Preservação Digital”, organizado internacionalmente pela Digital Preservation Coalition (DPC) e, nacionalmente, pela Rede Cariniana, foi comemorado no dia 3. Com o tema ‘Garantindo um futuro sustentável para os nossos arquivos digitais’, a programação deste ano incluiu entrevistas com especialistas e apresentação de projetos de preservação digital no Brasil, além de cursos, palestras e atividades técnicas em conjunto com instituições parceiras da Rede.

Parcerias e acordos – Em relação às parcerias, a Rede Cariniana também se destacou. Em fevereiro, foi assinado um acordo de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para implementação da caixa (software) LOCKSS na UFSC, de forma a permitir sua integração à Rede Cariniana. Entre os principais objetivos da parceria, destacam-se a preservação, de forma gradativa, dos acervos disponíveis no Repositório Institucional e no Portal de Periódicos da UFSC, a construção de uma Política de Preservação Digital e de Acesso Aberto na UFSC e a realização de ações conjuntas no desenvolvimento de novos produtos e serviços associados à temática.

O Laboratório Multiusuário Liber, unidade de pesquisa ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assinou, em abril, um termo que formalizou sua adesão à Rede Cariniana, em uma parceria inserida no contexto do projeto de pesquisa “Preservação Digital: um panorama brasileiro”, que propõe um programa no qual uma parte do patrimônio da cultura brasileira possa ser conservada em formato eletrônico, além de ser preservada para a posteridade e poder ser disponibilizada para acesso e uso pela população brasileira e/ou mundial.

Em maio, a Rede Cariniana firmou um acordo de cooperação com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM-Moçambique). As instituições assinaram um termo que consiste na adesão da UEM à Rede Cariniana para atividades que envolvem preservação digital, por meio de colaboração científica, tecnológica e cultural, a fim de contribuir para a promoção e o desenvolvimento do talento humano e o fortalecimento da capacidade de ambas as instituições. Além disso, a parceria visa desenvolver pesquisas conjuntas, troca de experiências, documentos e informações e conhecimentos dos resultados de pesquisas.

O Núcleo de Editoração da PUC-Campinas e a Cariniana desenvolveram uma parceria para preservar, de forma digital, os periódicos científicos da Universidade. Desde julho, os periódicos editados na PUC-Campinas passaram a fazer parte do acervo da Rede a fim de garantir o depósito do conteúdo científico para a preservação aliada às diretrizes do movimento Ciência Aberta, que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado.

Já em novembro, a Rede associou-se, como organização colaboradora, ao Consórcio Ibero-Americano para a Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC). Além do acordo, o coordenador da Cariniana, Miguel Arellano, passou a ocupar o lugar de Membro Ilustre do Conselho de Administração do Consórcio. O ingresso da Cariniana ao ISTEC atende e reforça um dos objetivos do plano estratégico 2023-2026 do Consórcio de promover a cooperação entre organizações interessadas na adesão e na participação em eventos de divulgação sobre a importância da preservação digital na América Latina como referência em práticas profissionais na área.

Dentre todas essas conquistas, destaca-se ainda a entrega da “Medalha da Ordem do Mérito do Livro”, concedida pela Fundação Biblioteca Nacional a Miguel Arellano, como reconhecimento aos serviços que o Ibict tem prestado por meio da Rede Cariniana na preservação dos acervos digitais da Biblioteca nos últimos 10 anos. O objetivo da concessão foi homenagear, de maneira ampla, democrática e plural, elementos da sociedade por seus laços com o mundo da cultura e de amizade com a Biblioteca Nacional.

Novo site – Ainda em clima de celebração, a Cariniana lançou um site novo, buscando melhorar a ergonomia da navegação, atualizar a tecnologia utilizada e ampliar a cadeia de dispositivos que podem acessá-lo. O desenvolvimento ficou a cargo da Coordenação-geral de Informação e Tecnologia da Informação (CGTI), que viu na mudança do sistema de entrega de informações do novo portal seu maior desafio.

A partir de agora, um foco especial foi dado à informação publicada, com vários temas vindos das áreas de preservação digital de longo prazo, fontes de informação e diretrizes para preservação digital de longo prazo. Além disso, informações sobre o funcionamento da Rede Cariniana, grupos de pesquisa, preservação de repositórios, preservação de publicações e eventos relacionados ao arquivamento digital de longa duração.

Categoria
Ciência e Tecnologia