Laboratório Multiusuário Liber, unidade de pesquisa ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acaba de assinar um termo que formaliza sua adesão à Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Laboratório LiberA parceria está inserida no contexto do projeto de pesquisa “Preservação Digital: um panorama brasileiro”, que propõe um programa no qual uma parte do patrimônio da cultura brasileira possa ser conservada em formato eletrônico, além de ser preservada para a posteridade e poder ser disponibilizada para acesso e uso pela população brasileira e/ou mundial.

O Liber, sediado no Departamento de Ciência da Informação, Centro de Artes e Comunicação (DCI/CAC), é uma instalação de apoio à pesquisa que congrega equipamentos e que oferece serviços aos usuários, executados por docentes e técnicos especialistas e/ou pelos próprios usuários, após treinamento, e sob supervisão de docentes e/ou técnicos especialistas, visando otimizar o uso desses equipamentos.

De acordo com Miguel Arellano, coordenador da Rede Cariniana, “a parceria do Laboratório Liber com o Ibict propiciará o auxílio de duas redes de preservação digital nacionais às instituições de ensino e pesquisa, que desejem garantir a preservação do patrimônio científico e cultural dentro de uma perspectiva mais abrangente da governança das Tecnologias de Informação e Comunicação, Gestão de Riscos e Arquitetura Empresarial”.

A Rede Cariniana, desenvolvida e mantida pelo Ibict, é um sistema de preservação digital baseado no modelo de rede distribuída, que acompanha e provê subsídios a outros projetos brasileiros que precisam preservar materiais digitais autênticos e certificados por instituições reconhecidas. Além disso, é uma alternativa para organizações que desejam colecionar, armazenar, preservar e oferecer acesso a seus acervos mais importantes em cópias digitais autorizadas no Brasil.

Clique aqui para conhecer outros projetos e iniciativas da Rede Cariniana.

Laboratório Multiusuário Liber UFPE assina acordo de adesão à Rede Cariniana