A revista receberá artigos de Pesquisa Original, Artigo de Revisão e Estudo de Caso, que serão publicados no mês de junho de 2023, durante a programação do VI SINPRED

O Grupo de Pesquisa ‘Estudos e Práticas de Preservação Digital da Rede Cariniana’ do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriram hoje (23/02/23) edital para a publicação de dossiê sobre Preservação Digital, a ser publicado na Revista Brasileira de Preservação Digital (RBPD).

O dossiê deverá estar ligado as temáticas das pesquisas a serem apresentadas em forma de artigo, vinculados aos seguintes tópicos: Curadoria digital; Planos de digitalização; Preservação digital de dados científicos; Preservação do patrimônio artístico, audiovisual e sonoro; Preservação de publicações eletrônicas; Projetos, políticas e auditorias de preservação digital; Soluções tecnológicas de preservação digital; Análise de risco e segurança digital.

A RBPD é uma revista brasileira, de âmbito internacional, com alto nível acadêmico focada na preservação de conteúdos digitais a partir de uma ampla variedade de perspectivas, incluindo a tecnológica, social, econômica, política e do usuário. Seu alcance é global, abrangendo projetos e práticas dos principais atores internacionais neste campo. Tem como objetivo publicar manuscritos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, contribuam para a difusão de conhecimento crítico na área da preservação digital e para o avanço da pesquisa informacional, suscitando novas questões e estimulando a atuação dos profissionais da informação e documentação arquivística.

O público alvo da RBPD é multidisciplinar, ou seja, bibliotecários, arquivistas, profissionais do museu, outros profissionais do patrimônio cultural e educadores. O objetivo da revista é proporcionar um foro oportuno para artigos arbitrados, notícias e notas de campo de todo mundo. A revista receberá artigos de Pesquisa Original, Artigo de Revisão e Estudo de Caso, que serão publicados no mês de junho de 2023, durante a programação do VI SINPRED.

Diretrizes para submissão: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rebpred/about/submissions

Cronograma:

Abertura: 23 de fevereiro de 2023

Prazo de recebimento de artigos: até 10 de abril de 2023.

Avaliação: 25/03/2023 a 15/05/2023.

Revisões e editoração: 16/05/2023 a 10/06/2023

Publicação e lançamento: 16/06/2023