Colaboradores: Corey Davis, Chelsea Denault, Rebecca Dickson, Thib Guicherd-Callin, Charles Johnson, Anthony Leroy, Miguel Angel Mardero Arellano, Jamen McGranahan, Aaron Trehub, Hannah Wang e Alicia Wise, CLOCKSS

LOCKSS significa “Lots of Copies Keep Stuff Safe”. Muitas pessoas na comunidade internacional de preservação digital reconhecerão isso como o nome do software de preservação de código aberto desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford.

Mas você sabia que o LOCKSS também é uma abreviação de uma comunidade de diversos serviços de preservação distribuídos, todos operando no software LOCKSS? Às vezes chamados de Private LOCKSS Networks ou PLNs, esses serviços de preservação são: Alabama Digital Preservation Network (ADPNet), Cariniana no Brasil, CLOCKSS, MetaArchive Cooperative, Michigan Digital Preservation Network (MDPN), SAFE Archive Federation atendendo a 7 universidades na Europa e Canadá, o US Digital Federal Depository Library Program que preserva documentos do governo publicados no site govinfo dos EUA (USDOCS), a CGI Preservation Network no Canadá, Perma.cc, a Public Knowledge Project Preservation Network (PKP PN) e o WestVault da COPUL. E só para tornar as coisas um pouco mais confusas, também é um atalho para a rede Global LOCKSS, que fornece serviços de preservação digital e um mecanismo para construir coleções locais de publicações acadêmicas de acesso aberto baseadas na web em uma ampla variedade de bibliotecas acadêmicas.

O modelo geral é o mesmo para cada serviço nesta comunidade de preservação: vários nós de preservação distribuídos geograficamente executam o software LOCKSS, cada um usa um rastreador para obter uma cópia do conteúdo alvo para preservação, então estes são armazenados em servidores participantes do LOCKSS votação e protocolo de votação para estabelecer consenso sobre a autenticidade e integridade desse conteúdo. Quando um desses servidores detecta danos à sua cópia preservada, ele busca os reparos da fonte original ou de um par comprovado. O que varia muito de um PLN para outro são questões de governança e política: os usuários da rede de preservação, o conteúdo que está no escopo, quem opera o serviço, quem tem acesso ao conteúdo preservado e em que circunstâncias, quem fornece suporte financeiro para vários tipos de custos, quais serviços além da preservação são fornecidos (por exemplo, metadados bibliográficos, relatórios de uso, etc.)

O conteúdo em cada rede LOCKSS é igualmente importante para garantir a resiliência e sustentabilidade da comunidade, preservando dados de missão crítica e importantes materiais de memória cultural. Por exemplo, ADPNet e MDPN estão preservando conteúdo digital exclusivo e altamente local originário de seus estados/regiões em nome de um grupo diversificado de usuários, incluindo arquivos comunitários pequenos e sem recursos. O MetaArchive cobre uma amplitude semelhante de conteúdo, com um escopo geográfico maior. SAFE é um arquivo multinacional que protege informações geradas por universidades de importância nacional em vários países. CLOCKS é um arquivo internacional focado em conteúdo acadêmico formalmente publicado, originário de qualquer lugar do mundo e de interesse para bibliotecas de pesquisa. Algumas redes LOCKSS também preservam documentos governamentais em nível nacional e local, promovendo responsabilidade, transparência e resiliência da comunidade.

O software LOCKSS é uma solução de preservação versátil com uma comunidade ativa de usuários que aproveitaram seus diversos recursos para atender a várias necessidades ou requisitos. . O software LOCKSS acomoda aprimoramentos e complementos desenvolvidos localmente, que podem ser contribuídos de volta para a comunidade LOCKSS. Por exemplo, a ADPNet desenvolveu recentemente serviços de arrastar e soltar para adicionar conteúdo a uma rede LOCKSS e a SAFE desenvolveu um painel gráfico de gerenciamento que mostra o estado geral da rede e seus nós rapidamente. Melhorias na implantação e serviço do software LOCKSS fazem parte da recente iniciativa LOCKSS 2.0/LAAWS (LOCKSS Architected as a Web Service).

Juntas, essas redes – e as bibliotecas, arquivos e editores que as apóiam – estão contribuindo para a sustentabilidade do software LOCKSS e também para o conteúdo preservado por ele. Nem o software nem os serviços de preservação são independentes um do outro e, embora cada parte seja poderosa, o coletivo é mais poderoso que a soma de suas partes. Essas redes de serviços de preservação pertencentes e controladas pela comunidade preservam coletivamente centenas de terabytes de maneira sustentável. Um desafio que enfrentamos como redes separadas, no entanto, é comunicar nosso longo histórico de sucessos de forma unificada.

O software LOCKSS tem sido usado com sucesso por nossas diversas redes por mais de 20 anos, e estamos comprometidos em trabalhar juntos para demonstrar a escalabilidade, sustentabilidade, usabilidade e viabilidade do LOCKSS (tanto a comunidade quanto o software) para preservação. Esta postagem no blog é uma de nossas primeiras tentativas de retomar nossos esforços para nos comunicarmos mais!

Link para a notícia original https://www.dpconline.org/blog/blog-aw-lockss