O coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, Miguel Arellano, participou da mesa temática “Os desafios das bibliotecas digitais de obras raras”

Entre os dias 16 a 18 de maio, aconteceu o ciclo de seminários em comemoração aos 10 anos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). O coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, Miguel Arellano, esteve presente no evento, na mesa temática “Os desafios das bibliotecas digitais de obras raras“. A mesa colocou em pauta o papel de acervos de obras raras, num ambiente digital carregado de informações.

Por meio desse ciclo de seminários, a BBM pretende não somente celebrar esse marco da instituição dentro da Universidade de São Paulo (USP), mas propor reflexões sobre os projetos desenvolvidos ao longo desta década e pensar conjuntamente sobre o papel de uma biblioteca brasiliana na sociedade brasileira contemporânea.

A BBM – Composta por obras de história, literatura, periódicos, manuscritos e livros impressos no Brasil, a biblioteca foi formada tanto com o objetivo de preservação desta coleção, como também de garantir a plena disseminação de seu acervo. Para tanto, já em sua fundação criaram-se a Biblioteca Digital, que permite acesso irrestrito a obras digitalizadas na instituição, e um diversificado programa de estudos brasileiros, com a finalidade de iluminar partes do acervo, por meio da realização de seminários, exposições e publicações.

Ao longo dos últimos dez anos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin conquistou um espaço singular dentro da Universidade de São Paulo, ao lado do Instituto de Estudos Brasileiros, dando o devido destaque a esses acervos bibliográficos como lugares de preservação da memória e instrumentos para a reflexão sobre a história e a cultura brasileira.