Em 3 de novembro de 2022 será comemorado o Dia Mundial da Preservação Digital, uma celebração internacional da qual participam instituições de vários países com iniciativas de preservação de acervos digitais, organizado internacionalmente pela Digital Preservation Coalition (DPC) e, nacionalmente, pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

 

De acordo com Miguel Arellano, coordenador da Rede, o Ibict vem contribuindo desde 2015 com essa celebração a partir da organização de cursos, palestras e atividades técnicas em conjunto com instituições parceiras da Rede. Com o tema ‘Garantindo um futuro sustentável para os nossos arquivos digitais’, a programação deste ano inclui entrevistas com especialistas e apresentação de projetos de preservação digital no Brasil e será transmitida ao vivo no canal da Rede Cariniana no YouTube.

 

“A ideia da data sempre foi ajudar comunidades a se conectarem e aumentar a conscientização sobre o trabalho da Preservação Digital. Há uma urgência na confiança que precisa ser renovada pela área de Preservação Digital, à medida que ela nos permite fazer conexões de estudos, de casos reais, de problemas das instituições. Podemos lembrar, por exemplo, que nesses últimos anos tem existido bastante confusão causada por desinformação. Ao mesmo tempo em que a tecnologia se tornou cada mais crítica nas nossas vidas, ela também é frágil e sua confiabilidade, às vezes, pode ser quebrada de várias formas”, explica o coordenador.

 

As ações do Dia Mundial da Preservação Digital, segundo Miguel, estão direcionadas para o conhecimento do que poderia vir a ser “o caos” a partir da perda de dados e informações que pode ser evitada por meio da implementação de projetos de preservação digital. “Esperamos que esse ano possamos discutir essas questões, além de temas especialmente selecionados para serem tratados durante o dia pelo grupo de pesquisa da Cariniana (Dríade), que também são parte dos projetos nos quais estamos trabalhando”.

 

A notícia repercutiu no site da Digital Preservation Coalition