A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) associou-se, como organização colaboradora, ao Consórcio Ibero-Americano para a Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC). Além do acordo, o coordenador da Cariniana, Miguel Arellano, passa a ocupar o lugar de Membro Ilustre do Conselho de Administração do Consórcio.

O ingresso da Cariniana ao ISTEC atende e reforça um dos objetivos do plano estratégico 2023-2026 do Consórcio de promover a cooperação entre organizações interessadas na adesão e na participação em eventos de divulgação sobre a importância da preservação digital na América Latina como referência em práticas profissionais na área.

De acordo com a presidente do ISTEC, Marisa De Giusti, a decisão também se baseia em sua futura colaboração, participação e interesse em atividades de apoio a eventos de divulgação do ISTEC e no fato de que esta integração de uma organização tão prestigiada no Brasil constituirá, sem dúvida, um agente multiplicador de novos parceiros para o Consórcio.

O ISTEC é uma organização sem fins lucrativos composta por organizações educacionais, de pesquisa, industriais e multilaterais das Américas e da Península Ibérica, cujo papel é fomentar uma rede que promove confiança, cooperação e integração entre academia, governo, indústria e sociedade, fortalecendo a responsabilidade social como um valor comum a ser compartilhado na região.