assinatura ibict

Últimas notícias

Periódicos da PUC-Campinas passam a fazer parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital

O Núcleo de Editoração da PUC-Campinas desenvolveu uma parceria com a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – a Rede Cariniana, para preservar de forma digital os periódicos científicos da Universidade. A partir de agora, os periódicos editados na PUC-Campinas passam a fazer parte do acervo da Rede.

Rede Cariniana completa dez anos em evento realizado em Brasília

Em clima de comemoração pelos seus dez anos de atuação, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), realizou um encontro histórico entre os dias 11 e 13 de julho para celebrar a data. O evento reuniu os principais nomes da Preservação Digital no mundo para discutir aspectos técnicos e organizacionais com as instituições participantes da Rede para acompanhamento e avaliação das atividades realizadas durante a última década e contou com workshops de capacitação profissional e uma ampla retrospectiva do trabalho da Rede, além da apresentação de novos serviços e projetos das instituições parceiras.

Coordenador da Rede Cariniana recebe Medalha da Ordem do Mérito do Livro

Na última sexta-feira (01/07), Miguel Ángel Márdero Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Fundação Biblioteca Nacional.

Ibict participa do Dataverse Community Meeting 2022

Entre os dias 14 e 16 de junho, acontece o Dataverse Community Meeting, encontro anual organizado pelo Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard. O evento contará com a presença dos representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Ángel Márdero Arellano, Tatiana Canelhas Pignataro e Tiago Braga.

3º Webinar da Rede Cariniana & Dataverse acontece em 17 de maio

No próximo dia 17 de maio, será realizado o terceiro e último encontro da série de webinars promovidos pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Projeto Dataverse do IQSS, da Universidade de Harvard.

Ibict firma parceria com Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), acaba de firmar um acordo de cooperação com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM-Moçambique).

Laboratório Multiusuário Liber (UFPE) assina acordo de adesão à Rede Cariniana

O Laboratório Multiusuário Liber, unidade de pesquisa ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acaba de assinar um termo que formaliza sua adesão à Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Cinco mil obras de compositores brasileiros serão editadas em projeto inédito

Pouco após assumir o posto de líder da Igreja Católica, em 1823, o papa Leão XII recebeu no Vaticano uma encomenda do império brasileiro. Dela, fazia parte um punhado de manuscritos da partitura de uma missa em sua homenagem. No alto, lia-se o nome do autor. D. Pedro I: o mesmo d. Pedro I que um ano antes havia declarado a independência do Brasil em relação a Portugal.

2º Webinar da Rede Cariniana & Dataverse acontece em 12 de abril

No próximo dia 12/04 (das 10h às 12h e das 13h às 15h – horário de Brasília), acontece o segundo webinar em continuação à série de encontros promovidos pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Projeto Dataverse do IQSS, da Universidade de Harvard.

Confira a participação do Ibict no I Simpósio Online de e-Science para Sustentabilidade no Nordeste Brasileiro

Entre os dias 21 e 22 de março aconteceu, de forma online, o “I Simpósio Online de e-Science para Sustentabilidade no Nordeste Brasileiro” que contou com a presença de Luana Farias Sales Marques, Miguel Arellano e Washington Segundo, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).