Grupo de pesquisa DRÍADE completa 10 anos de atuação em pesquisa sobre preservação digital.
O DRÍADE faz parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e conta com mais de 100 pesquisadores.
O grupo de pesquisa ‘Estudos e Práticas de Preservação Digital‘, o DRÍADE, criado para atender à demanda de realizar pesquisas e desenvolver soluções tecnológicas voltadas para a rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos no Brasil, completa, em 2024, dez anos de atuação. Certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o DRÍADE faz parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e conta com mais de 100 pesquisadores.
Liderado pelo coordenador da Rede Cariniana, Miguel Ángel Márdero Arellano, o grupo promove o compartilhamento de estudos e práticas, além da integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada. As trilhas de conhecimento do grupo são as cinco linhas de pesquisa e cinco grupos de estudo, que acompanham as tendências e iniciativas nacionais e estrangeiras em preservação digital, produzindo materiais bibliográficos e didáticos para promover as práticas de preservação digital em instituições públicas e privadas no país. Conheça as linhas de pesquisa e os grupos de estudo inseridos do Grupo de Pesquisa DRÍADE:
-Linhas de Pesquisa-
Patrimônio e Memória Digital
A relação patrimônio e memória estabelece o recorte de interesse, considerando-se a problemática da área de preservação digital. Tem-se em conta que existem práticas de preservação digital que não estão sustentadas por políticas de memória ou de patrimônio específicas. Cabe ao grupo dessa linha de pesquisa identificar questões relevantes de âmbito mais geral, que possam orientar políticas institucionais.
Preservação Digital em Museus
Aborda políticas, planos e avaliações de projetos de preservação digital. Estuda tópicos e temas como: museus digitais/virtuais, museus híbridos, gestão do conhecimento, gestão da informação, políticas de preservação, formação de acervos digitais, tratamento e recuperação do patrimônio em/de acervos digitais, assim como outros tópicos correlatos da preservação digital em museus.
Preservação de Publicações Eletrônicas
Grupo interdisciplinar que trata de conceitos, funções e importância da preservação de periódicos eletrônicos, tomando como principais aspectos seu arquivamento, formatação e gerenciamento a longo prazo.
Preservação de Documentos Arquivísticos
Tem por objetivo desenvolver pesquisas relacionadas à preservação de documentos arquivísticos digitais, seus atributos e qualidades, assim como estudar e desenvolver arcabouço teórico e metodológico sobre a temática. Investiga métodos, técnicas, tecnologias e normas de preservação digital, Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, auditoria e certificação de repositórios digitais.
Preservação da Memória Indígena
A pesquisa e o tratamento de objetos digitais de povos indígenas são questões de extrema importância e sensibilidade, que requerem uma abordagem ética, respeitosa e culturalmente apropriada. Neste contexto, a linha de pesquisa possui um projeto que visa identificar as formas de coleta, tratamento, armazenamento, disponibilização e preservação digital de objetos digitais relacionados aos povos indígenas, bem como seus ambientes de armazenamento.
-Grupos de Estudo-
Arquivamento Web
O arquivamento web é o processo de capturar, armazenar e preservar conteúdo da web para acesso futuro. No entanto, esse é um desafio complexo, pois a web está em constante mudança, com páginas e informações sendo atualizadas ou removidas regularmente. Frente a isso, o grupo de trabalho de arquivamento da web foi criado para discutir e desenvolver estratégias, procedimentos técnicos, metodologias e diretrizes para a captura e preservação de conteúdo web.
Preservação de Dados de Pesquisa
Grupo de pesquisa que realiza estudos e práticas relacionados com os dados científicos e sua preservação digital. A temática principal do grupo contempla a gestão de dados científicos que inclui modelos, ações, ferramentas, normativas e orientações voltadas para auxiliar os cientistas no planejamento, documentação, organização, armazenamento e compartilhamento dos dados durante todo o processo de pesquisa.
Preservação de Repositórios Institucionais
O grupo de trabalho de preservação de repositórios institucionais foi criado para discutir e desenvolver estratégias, procedimentos técnicos, metodologias e diretrizes para mensurar e melhorar o estado dos repositórios institucionais em relação aos desafios da preservação digital.
Preservação Digital de Acervos Audiovisuais e Sonoros
Aborda pesquisas e projetos sobre a preservação de acervos audiovisuais e sonoros que compõem o patrimônio cultural das instituições participantes da Rede Cariniana. Os acervos podem ser arquivísticos, bibliográficos e museológicos. O grupo discute ações atuais de preservação digital nestes acervos. São analisados alguns conceitos que perpassam essas tipologias de acervos visando a proposição de boas práticas de preservação digital para documentos audiovisuais e sonoros tendo como base as normas e diretrizes (internacionais e nacionais) reconhecidas no campo.
Inteligência Artificial (IA) na Preservação Digital – PreservIA
O objetivo do Grupo de Estudo PreservIA é promover a pesquisa interdisciplinar, abordando desde metodologias de preservação de dados até a ética e transparência no uso de sistemas de IA. Estamos empenhados em garantir a autenticidade, integridade e acessibilidade dos patrimônios digitais, contribuindo com tecnologia e inteligência para a conservação de informações valiosas para futuras gerações.
Acesse e saiba mais a respeito do Grupo DRIADE