Preservação de Periódicos Eletrônicos

O serviço de Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros.

 

Este serviço inovador coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a partir da Rede Cariniana Brasileira de Serviços de Preservação Digital, é o primeiro a concretizar uma rede nacional preservação de periódicos de acesso livre no mundo. Acompanhando a tendência internacional de criação de agências de arquivamento de periódicos eletrônicos, o Ibict e os parceiros da Rede atenderam à necessidade de garantir o acesso em  longo prazo a publicações brasileiras que não estavam contempladas ainda nas grandes iniciativas de preservação digital.

O serviço de Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros foi criado no ano de 2013 mediante a assinatura de contrato para participar da Aliança LOCKSS, em novembro de 2022. Em maio de 2013 já era elaborado o primeiro relatório dos status das revistas preservadas pela Rede Cariniana. Em setembro de 2015 foi oficializada a participação da Rede Cariniana na Iniciativa The Keepers Registry como Agência de Arquivamento de Periódicos.

A arquitetura técnica da Rede Cariniana se baseia no modelo de preservação digital distribuída LOCKSS. Criado em 1998, o software LOCKSS foi produto de um projeto da Universidade de Stanford com o objetivo de auxiliar os bibliotecários na preservação dos documentos publicados na internet visando, principalmente, à continuidade de acesso a esses materiais (LOTS OF COPIES KEEP STUFF SAFE. LOCKSS, 2008).

Inicialmente a equipe do Ibict enviou listas de periódicos das instituições parceiras e que utilizavam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) para a equipe do LOCKSS da Universidade de Stanford, a fim de obter subsídios para o tratamento adequado tocante à forma, à formatação e à configuração dos periódicos eletrônicos para sua preservação. A equipe do LOCKSS relatou diversos problemas que impediam que alguns periódicos eletrônicos fossem preservados na Rede. Nessa fase piloto, a equipe do Ibict solicitou aos administradores dos portais de periódicos eletrônicos das instituições parceiras que atendessem às orientações com o intuito de solucionar os problemas detectados.

Atualmente o serviço de preservação digital de periódicos da Rede Cariniana é disponibilizado para suas instituições parceiras e para os editores de periódicos publicados no Open Jornal Systems (OJS) interessados em ter seus periódicos preservados.

Nesta página a Coordenação da Rede Cariniana apresenta o processo oficial de solicitação de preservação de periódicos, relacionando os documentos que devem ser preenchidos e orientando como o acompanhamento da solicitação pode ser feito.

Referência

LOTS OF COPIES KEEP STUFF SAFE. LOCKSS. [S. l.]: LOCKSS, 2008. Disponível em: http://www.lockss.org/lockss/Home. Acesso em: 19 nov. 2013.

Passo a passo.

1- Instituições interessadas em realizar a preservação dos seus Periódicos devem enviar e-mail para cariniana@ibict.br indicando no assunto “Preservação Digital de Periódico (s)”, juntamente com a  documentação  devidamente preenchida, pelo editor ou gestor do portal de revistas.

Documentos: 

– Termo de Responsabilidade

– Formulário de Dado(s) do(s) Periódico(s)

2- Após o recebimento da documentação pela Coordenação de Preservação Digital de Periódicos será realizada a análise das informações e em caso de dúvidas, será solicitado sua correção, aguardando resposta pelo prazo de 10 dias, após esse prazo a solicitação será arquivada.

3- Com a confirmação dos dados enviados, os periódicos serão incluídos na lista de controle da Rede, dando início à inserção nas caixas LOCKSS e ao processo de preservação. Os metadados enviados serão armazenados como forma de informação para a Coordenação da Cariniana.

4- A Coordenação da Rede informará o início do processo e solicitará a habilitação de permissão para que o LOCKSS possa coletar o conteúdo do(s) periódico(s), bem como a inserção de uma das opções de logo disponíveis junto com o link do portal da Cariniana, no local escolhido pelo editor ou gestor do portal.

ATENÇÃO: A Rede Cariniana deverá ser informada cada vez que um novo volume for publicado, bem como sobre quaisquer mudanças ocorridas no portal de periódicos OJS/SEER, pelo e-mail cariniana@ibict.br.

 Habilitação de permissão de coleta pelo LOCKSS

 (Termo de Responsabilidade e Formulário de dados básicos do periódico – modelos disponíveis na aba downloads)

Fluxo do processo

Documentos e logos para download

Aqui disponibilizamos os arquivos necessários para a solicitação de preservação de periódicos pela Rede Cariniana; inserção da logo no portal do periódico; e acompanhamento do processo de avaliação.

Documentos a serem enviados:

Termo de Responsabilidade   

Formulário de dados básicos do periódico 

Manuais e Tutoriais:

Tutorial de acompanhamento 

Logos do Serviço de Preservação Digital de Periódicos:

Horizontal –       |  

Vertical –           |  

Acompanhe o status do Processo

Para saber o status do processo de preservação, siga os passos indicados no tutorial de acompanhamento disponível na aba download ou consulte diretamente pelo portal The Keepers Registry.

 Obs.: A efetivação da inclusão do periódico na rede LOCKSS da Cariniana levará um prazo de até 60 dias.

Perguntas e respostas – principais dúvidas