
Pesquisadores
Bem-vindo à seção dedicada à Equipe de Pesquisadores do projeto de Análise de Risco do Patrimônio Digital no Brasil. Esta área apresenta os especialistas que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do projeto, trazendo suas experiências acadêmicas e práticas em preservação digital, gestão de repositórios institucionais e ciência da informação. Com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar, o projeto reúne profissionais que compartilham o compromisso de garantir a proteção e a longevidade do patrimônio digital brasileiro.
A equipe é composta por pesquisadores de destaque, incluindo doutores e mestres com vasta experiência em áreas como ciência da informação, tecnologia da informação e políticas de gestão de conhecimento. Entre os integrantes, destacam-se especialistas com publicações em periódicos nacionais e internacionais, liderança em projetos relacionados à preservação digital e atuação em instituições de ensino e pesquisa de relevância no cenário brasileiro. Cada membro trouxe contribuições únicas ao projeto, desde o desenvolvimento de metodologias inovadoras até análises aprofundadas sobre as práticas e riscos associados aos repositórios digitais.
Além de sua produção acadêmica, os integrantes da equipe possuem ampla experiência em capacitação e transferência de conhecimento, tendo ministrado cursos e workshops voltados para a formação de profissionais em preservação digital. Essa diversidade de habilidades e expertises foi fundamental para o sucesso do projeto, possibilitando uma abordagem abrangente e colaborativa para enfrentar os desafios da preservação do patrimônio digital no Brasil. Aqui, você poderá conhecer mais sobre cada membro e suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Miguel Angel Mardero Arellano - Coordenador
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (2008). Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Sênior é coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e líder do grupo de pesquisa “Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade”. Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021 e 2023-2025
Alex Pereira de Holanda
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Doutorando em Ciência da Informação pela UFF e mestre em Memória Social pela UNIRIO. Possui especializações em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela UNESA e em Preservação do Patrimônio Cultural pela Fiocruz, além de graduação em Arquivologia pela UNIRIO.
Atua como Secretário Executivo do Conselho Nacional de Arquivos, professor, pesquisador do IBICT e líder do grupo de pesquisa “Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais”. Tem ampla experiência na área de Arquivologia, com ênfase em preservação de documentos arquivísticos digitais, RDC-Arq, auditoria e certificação de repositórios, bem como em políticas de preservação. Coordenou a Câmara Técnica Consultiva do CONARQ para a revisão das diretrizes de implementação de RDC-Arq.
Douglas André Muller
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Pós-graduado (MBA) em Gestão de Projetos, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) (2018/2019), Graduado (2009) em Administração, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mais de 10 anos de experiência em planejamento, implantação e acompanhamento de Projetos e sistemas web, com foco na melhoria de experiência do usuário e na interação dos usuários com o produto UX e UI. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Estudos e Práticas de Preservação Digital (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3997875180380796), Rede de Pesquisa DRÍADE e Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digita (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI). Possui experiência em projetos nas áreas de desenvolvimento científico tecnológico e inovação. Com sólida experiência em instituições governamentais e em gerenciamento de projetos de pesquisa em Ciência da Informação.
Eva Juani Santos Brito
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Graduada em Arquivologia pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos temas: preservação digital; projetos arquivísticos; gestão de documentos e informações arquivísticas.
Fanny do Couto Ribeiro de Lima
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
É mestra e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB) 2020-. Possui graduação em Arquivologia pela UnB (2016) e em Administração de Sistemas de Informação pela UNEB(2006). É tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (IFB, 2021) e possui especializações, incluindo Tecnologia de Redes de Computadores com certificação CISCO (UNEB, 2008) e Tecnologias Educacionais – E-Learning (IFPR, 2016), e pós-graduação em Letramento Informacional pela UFG (2018). Tem experiência em docência e coordenação de cursos no ensino superior, tendo atuado como professora substituta em instituições públicas, incluindo o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professora nos cursos de Tecnologia da Informação e Ciência da Computação no Centro Universitário do Distrito Federal UDF. No eixo da pesquisa, participou de projetos como o de “Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal”, financiado pelo CNPq, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi chefe da Divisão de Tratamento Documental do Centro de Documentação do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua pesquisa e atuação profissional são focadas na preservação audiovisual, patrimônio cultural, no Inventário Nacional da Diversidade Linguística INDL, e na preservação digital da memória indígena, buscando contribuir para o campo da Ciência da Informação no Brasil.
Flor de María Silvestre Estela
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Mestra (2005-2007) em Políticas Públicas, com ênfase em Infância, pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, Peru), Mestra (2013-2015) e Doutora (Ph.D.) (2015-2020) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com estágio de pesquisa doutoral no Instituto de Bibliotecología y Ciencias de la Información da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 2017). Graduada em Bibliotecología y Ciencias de la Información pela UNMSM (2002). Tem experiência de mais de 20 anos nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, trabalhando, principalmente, com a gestão de unidades de informação. Seus principais temas de pesquisa são: planejamento de unidades de informação; gestão de bibliotecas; metodologias de pesquisa; estudos de usuários e não usuários; marketing de bibliotecas, preservação digital e gestão de risco em repositórios institucionais. Desde 2021, é pesquisadora da Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde, atualmente, está na área acadêmica do curso de Formação em Preservação Digital e na coordenação de pesquisas da DRÍADE, rede de pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital.
João Paulo Moraes de Andrade
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), licenciado em História (UFPE), pesquisador da Rede de Serviços em Preservação Digital Cariniana (Ibict) e do grupo Memória e Sociedade do Laboratório Liber/UFPE. É especialista em Gestão da Preservação Digital, a partir da perspectiva da Preservação Digital Distribuída com foco em LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe). Atualmente realiza consultorias, workshops e palestras na área de Preservação Digital. Atuou nos acervos do Audiovisual da Cinemateca Pernambucana Jota Soares e da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) (2018-2024).
José Antônio Euzébio Paiva
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela UnB. Engenheiro Mecânico, pela UnB, e de Computação, pelo UniCEUB. Realiza pesquisa junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com enfoque no sistema LOCKSS (Lots Of Copies Keep Stuff Safe) da Universidade de Stanford.
Juliana Schineider
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Graduada em administração de empresa formação especifica em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos E em gestão ambiental pela Universidade de Brasília – UNB, em decorrência da realização de pesquisas do âmbito social direcionou seu conhecimento para entender a relação das doenças diarreicas e os resíduos sólidos afetam a população da Amazônia Legal. Em virtude do envolvimento em projetos de diversas áreas especializou em Gerenciamento de projetos pela FGV, Tecnologia para Negócio: AI, Data Science e Big Data na PUCRS. Outras áreas de conhecimento que estão sendo aprimoradas são: Segurança da informação, Cibersegurança, Governança de TI com COBIT 2019, Gestão ESG e Sustentabilidade Corporativa, Planejamento e Gestão Estratégica de TI, Gestão de Risco de Segurança da Informação e Privacidade. Tem experiência tanto na esfera pública quanto privada, já atuou como coordenadora dos projetos pela SHJ Consultoria Empresarial, a qual prestou serviço de pesquisa para IBICT em parceria com UNESCO. Auxiliou no desenvolvimento da GT Mobile Platform em 2008, pela GIMON e Petrobras.
Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
É mestra e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB) 2020-. Possui graduação em Arquivologia pela UnB (2016) e em Administração de Sistemas de Informação pela UNEB (2006). É tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (IFB, 2021) e possui especializações, incluindo Tecnologia de Redes de Computadores com certificação CISCO (UNEB, 2008) e Tecnologias Educacionais – E-Learning (IFPR, 2016), e pós-graduação em Letramento Informacional pela UFG (2018). Tem experiência em docência e coordenação de cursos no ensino superior, tendo atuado como professora substituta em instituições públicas, incluindo o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professora nos cursos de Tecnologia da Informação e Ciência da Computação no Centro Universitário do Distrito Federal UDF. No eixo da pesquisa, participou de projetos como o de “Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal”, financiado pelo CNPq, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi chefe da Divisão de Tratamento Documental do Centro de Documentação do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua pesquisa e atuação profissional são focadas na preservação audiovisual, patrimônio cultural, no Inventário Nacional da Diversidade Linguística INDL, e na preservação digital da memória indígena, buscando contribuir para o campo da Ciência da Informação no Brasil.
Marcos Galindo
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Marcos Galindo (Garanhuns 1962) é graduado em Biblioteconomia (1984), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutor em História pelo Departamento de Línguas e Cultura da América Latina da Leiden University – Países Baixos (2004). É Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Coordenador científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento – Liber onde desenvolve os projetos Rede Memorial de Pernambuco e Preservação da memória digital: um panorama brasileiro (IBICIT). Áreas de Interesse: Teoria da Informação, Memória e Uso de tecnologia em sistemas memoriais.
Rondineli Gama Saad
![]() |
Currículo Lattes:ORCID: |
Resumo da qualificação conforme o Lattes ( deverá conter no máximo 250 caracteres)”
Graduado em Redes de Computadores pela Faculdade Oswaldo Cruz. Possui ampla experiência em preservação digital, atuando como Coordenador de Infraestrutura, Preservação Digital e Sistema da Informação do projeto SciELO Brasil. Nesse cargo, é responsável pela gestão de projetos de preservação de acervos digitais e arquivamento web. Além disso, possui experiência em segurança da informação, atuando como gestor de projetos para certificação na ISO 27001. Com ampla experiência na área de tecnologia da informação, tem atuado desde 2006, prestando serviços de gestão de infraestrutura de TI.